Dados do Trabalho


Título

TUBERCULOSE E TRANSPLANTE PULMONAR – CARACTERISTICAS E DESAFIOS

Introdução

Tuberculose é endêmica no Brasil e pode aumentar a morbi-mortalidade de pacientes submetidos ao Transplante Pulmonar (TxP). Descrevemos as características clínicas dos casos de tuberculose no nosso centro.

Material e Método

Revisamos os prontuários dos pacientes TxP entre Agosto/2003 a Dez/2022. Checamos todas as culturas dos doadores e receptores.

Resultados

Dentre os 465 pacientes, 25 (5,3%) receberam tratamento para tuberculose latente, sendo 3 por granulomas no doador. Vinte e um (4,5%) pacientes trataram tuberculose: 3 derivadas do doador, 2 extra-pulmonares, 2 disseminadas (pulmão+pele e pulmão+intestino) e 14 pulmonares. Apenas 3 casos (14,2%) de tuberculose ocorrem após o primeiro ano pós-TxP. O tratamento foi realizado com esquemas alternativos sem rifampicina por 12 meses, devido a interação medicamentosa com inibidor de calcineurina. Houve um óbito por tuberculose. Nenhum paciente descontinuou o tratamento por eventos adversos.

Discussão e Conclusões

Dentre os pacientes TxP, a manifestação mais comum é a pulmonar e o tratamento é precoce reduzindo a mortalidade nessa população.

Palavras Chave

TUBERCULOSE, TRANSPLANTE PULMONAR, TUBERCULOSE LATENTE

Área

CORAÇÃO/PULMÃO

Instituições

Instituto do Coração- HCFMUSP - São Paulo - Brasil

Autores

SILVIA VIDAL CAMPOS, MARIANA CAPPELLETTI GALANTE, CAROLINE SANTOS SILVA WATANABE, PRISCILA CILENE LEÓN BUENO DE CAMARGO, RICARDO HENRIQUE DE OLIVEIRA BRAGA TEIXEIRA, RAFAEL MEDEIROS CARRARO, ANDRÉ NATHAN COSTA, JULIANA PATRÍCIA PIRES, CARLOS EDUARDO DE FREITAS BELON, ELISSA AYUMI OKUNO, LUCAS MATOS FERNANDES, LUIS GUSTAVO ABDALLA, FLAVIO POLA DOS REIS, SAMUEL LUCAS DOS SANTOS, JOÃO PEDRO CARNEIRO LEÃO, PAULO MANUEL PÊGO-FERNANDES