Dados do Trabalho


Título

PRIMEIRO RELATO DE ESPOROTRICOSE LINFOCUTANEA EM TRANSPLANTE PANCREAS-RIM

Introdução

A esporotricose é uma infecção causada pelo fungo do gênero Sporothrix, endêmica em zonas tropicais da América Latina e transmitida ao homem pelo contato com animais, especialmente gatos. No Brasil, a espécie schenckii é a mais prevalente.

Relato do Caso

Descrevemos o caso de uma mulher de 43 anos, veterinária, com transplante duplo de rim e pâncreas desde 2014, em terapia imunossupressora com Tacrolimo (TAC), Micofenolato de Sódio (MPS) e Prednisona, mordida por um gato no 2° quirodáctilo direito (QDD) em 07/01/2023. Evoluiu com lesão nodular local, refratária a tratamento antibiótico inicial, progredindo para braço e ombro. Após 28 dias, foi indicada amputação de 2° QDD, com cultura positiva para S. schenkii. Foi iniciada terapia com Anfotericina B lipossomal por 14 dias, seguida de manutenção com Itraconazol, ainda mantida. Foi suspenso o MPS e a dose de TAC foi ajustada para manter os níveis sanguíneos em 08 ng/mL. Não houve alteração de função pancreática durante o tratamento, mas a creatinina, de valor basal 0,8 mg/dL, atingiu 2,1 mg/dL, com recuperação para níveis atuais de 1,3 mg/dL. Não houve reativação da doença aos 5 meses de tratamento, ainda sem reintrodução do MPS.

Resultados

.

Discussão e Conclusões

Estima-se que 3,4% e 1,3% dos receptores de transplante de pâncreas e rim são acometidos por esporotricose, respectivamente. Não encontramos dados acerca da incidência em transplantes duplos, sendo este o primeiro relato deste tipo. Tendo em vista a maior predisposição a doenças oportunistas, com complicações graves em pacientes imunossuprimidos, é fundamental a suspeição diagnóstica e o ajuste de dose e monitoramento sanguíneo do Tacrolimo, já que a sua associação com terapia antifúngica potencializa o sucesso terapêutico, mas aumenta a nefrotoxicidade.

Palavras Chave

Esporotricose; fungo; transplante; rim.

Área

RIM - Complicações

Instituições

Rede D'or São Luiz Morumbi - São Paulo - Brasil, Universidade de Passo Fundo - Rio Grande do Sul - Brasil, Universidade Estadual de Santa Cruz - Bahia - Brasil, Universidade Federal do Paraná - Paraná - Brasil, Universidade Municipal de São Caetano do Sul - São Paulo - Brasil

Autores

Luana Garcia de Oliveira, Juliana Silva Pereira Santos, Marcella Dellatorre Pucci, Letícia Dombroski Benfatti Gonzalez, Julia Andalaft, Maira Barroso Barbosa Ricco, Marina Harume Imanishe, Adriana Peixoto Gelmetti de Barros, Jorge Alexandre Fares, Kamilla Linhares