Dados do Trabalho


Título

TRANSPLANTE RENAL EM GATOS: INDICAÇOES, RESULTADOS E PERSPECTIVAS PARA O DESENVOLVIMENTO NO BRASIL

Introdução

Realizado pela primeira vez na Universidade da California em Davis em 1987, o transplante renal é uma alternativa terapêutica viável em alguns locais do mundo para gatos com insuficiência renal crônica e aguda irreversível e visa melhorar a qualidade e expectativa de vida de pacientes em comparação com o tratamento clínico da insuficiência renal. Esse resumo apresenta uma visão geral do desenvolvimento do transplante renal em felinos e das perspectivas para o desenvolvimento dessa opção de tratamento no Brasil.

Material e Método

Foi realizada uma revisão narrativa de estudos publicados entre os anos de 1987 a 2023 na plataforma PubMed com o tema “feline renal transplantation”

Resultados

O maior número de estudos provém dos Estados Unidos, principalmente de escolas de veterinária como UC Davis, UW-Madison e Penn State e de escolas de veterinária em Tokyo, Japão. Resultados publicados relatam que cerca de 80% dos pacientes recebendo alta cirúrgica e tempos médios de sobrevida de 6 meses a 3 anos. As principais complicações a curto e longo prazo envolvem trombos, função retardada ou rejeição do enxerto, fibrose, insuficiência cardíaca congestiva, complicações neurológicas, SHU, diabetes mellitus, entre outras. A imunossupressão dos pacientes geralmente consiste em uma combinação de ciclosporina e prednisolona. O tratamento das complicações relacionadas ao enxerto e à terapia imunossupressora crônica, e as considerações éticas relacionadas ainda são desafios para essa modalidade terapêutica.

Discussão e Conclusões

Apesar dos obstáculos, os resultados já publicados indicam taxas de sobrevida favoráveis e melhora na qualidade de vida. O avanço do conhecimento e colaboração científica, além de investimentos em pesquisa são impreteríveis para uma perspectiva positiva para viabilizar essa modalidade terapêutica no Brasil.

Palavras Chave

Insuficiência renal; felino; veterinária

Área

RIM - Complicações

Instituições

FMUSP - São Paulo - Brasil, FZEA USP - São Paulo - Brasil

Autores

JULIA BELOTTO GUARANÁ , SILVIO HENRIQUE FREITAS, FLÁVIO HENRIQUE FERREIRA GALVÃO