Dados do Trabalho


Título

MAPEAMENTO DAS CAPTAÇOES DE TECIDOS MUSCULOESQUELETICOS NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO NO ANO DE 2022

Introdução

O Estado do Rio de Janeiro possuiu uma área territorial de 43.750.425km2 e uma população estimada em 17.463.349 de pessoas, de acordo com os dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2021. A captação de Tecido Musculoesquelético (TME) é realizada no Estado por um Banco de Multitecidos público localizado na capital que dispõem de uma equipe multidisciplinar plantonista 24h.

Material e Método

Considerou-se sobre a caracterização geográfica das captações de TME no Estado.
Para a realização desta pesquisa foram coletados os dados de captações de TME disponibilizados pelo Banco de Multitecidos. Para análise e organização desses dados utilizaram-se planilhas digitais e um mapa do Estado do Rio de Janeiro dividido por suas nove divisões regionais de saúde. Foram consultados os periódicos LILACS, Scielo e CAPES utilizando as palavras-chave "Mapeamento e captação de Tecidos", sem referências bibliográficas.

Resultados

Os resultados obtidos indicaram que, das 39 captações de TME do ano de 2022, 66,66% ocorreram na Região Metropolitana I, 12,83% da Região Metropolitana II, 10,26% da Baixada Litorânea, 5,13% do Norte Fluminense, 2,56% Médio Paraíba e 2,56% no Centro Sul.

Discussão e Conclusões

Espera-se que o resultado deste estudo possa contribuir para o planejamento estratégico de captações, fortalecimento da infraestrutura de saúde, geração de novas pesquisas e criação de soluções inovadoras para viabilizar as captações como, por exemplo, a informatização de todo o processo de doação-transplantação e descentralização das equipes responsáveis pela captação de TME.

Palavras Chave

Tecidos, Obtenção de Tecidos e Órgãos, Transplante de Tecidos

Área

TECIDOS - Ossos

Instituições

Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia - Rio de Janeiro - Brasil

Autores

MÁRCIO CAMPOS PINHEIRO, ISABELA GASPARELLI BARBOSA, TATIANA GARGANO, JULIANA BERNADES DA SILVA