Dados do Trabalho
Título
PERSPECTIVAS E DESAFIOS DE ENFERMEIROS POS GRADUANDOS EM CAPTAÇAO E DOAÇAO DE ORGAOS E TECIDOS EM UMA IES PUBLICA DO CENTRO-OESTE DO BRASIL: RELATO DE EXPERIENCIA
Introdução
A captação e doação de órgãos e tecidos para transplante constituem um procedimento intricado que demanda a participação de uma equipe multidisciplinar em todas as fases do processo, destacando-se desde o diagnóstico de morte encefálica, a abordagem familiar, a preservação do potencial doador, a logística e distribuição, bem como o acompanhamento no pós-operatório (SANTOS, 2022). Ademais, o enfermeiro desempenha um papel fundamental como protagonista nas operações práticas e operacionais desses processos, requerendo um conhecimento especializado para o desempenho das referidas atividades.
Relato do Caso
O presente estudo tem como propósito relatar as vivências dos enfermeiros que estão cursando uma pós-graduação em captação e doação de órgãos e tecidos pela Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal de Goiás (FEN/ UFG). O grupo de especializandos apresenta uma composição heterogênea, sendo constituído por dois enfermeiros e nove enfermeiras. Desse conjunto, duas atuam na central estadual de transplantes (CET) do Tocantins e três na de Goiás.
Resultados
A identificação das perspectivas e desafios ocorreu ao longo dos encontros mensais realizados durante a especialização. Dentre os principais desafios mencionados, destaca-se a necessidade de lidar com a sensibilidade emocional inerente a essa área de atuação, envolvendo a empatia, o enfrentamento do luto, a ansiedade e a depressão. Outro desafio é o desequilíbrio entre a oferta e a necessidade devido à escassez de órgãos disponíveis, o que acarreta o aumento da lista de espera dos pacientes. Além disso, a complexidade da logística desse processo demanda uma comunicação eficaz e exige precisão, uma vez que não há margem para erros.
Discussão e Conclusões
O grupo confia na expansão dos centros, equipes e doações, e na mobilização da população.
Palavras Chave
Doação e Captação de órgãos, Enfermagem, Goiás
Área
ÉTICA, ENFERMAGEM, COORDENAÇÃO - Notificação
Instituições
Universidade Federal de Goiás - Goiás - Brasil
Autores
LUCAS MANOEL DOS SANTOS LOURENÇO, Ana Paula Freitas Lima, Joice Kellen Silva Santos Nogueira Dorneles, Lucijane Martins Santos, Nádia Valadares Melo Eckert, Raquel Oliveira Nascimento, Rubia Sousa Brito, Ruth de Araújo Santos, Tamíris Augusto Marinho, Vera Lucia Rosa, Wesley Rodrigues Sousa, Regiane Aparecida dos Santos Soares Barreto, Karina Suzuki