Dados do Trabalho


Título

A GORDURA CORPORAL PREDIZ A OCORRENCIA DE INFECÇOES DO TRATO URINARIO EM TRANSLANTADOS RENAIS

Introdução

Os escassos estudos sobre a associação entre a obesidade e a ocorrência de infecção do trato urinário após o transplante renal (TxR) definiram a obesidade somente a partir do índice de massa corporal (IMC) e seus resultados mostraram-se conflitantes. O objetivo do presente estudo foi avaliar tal associação utilizando-se tecnologia mais acurada que o IMC na avaliação da composição corporal.

Material e Método

Foi realizado um estudo de coorte de centro único. Na admissão para o TxR, foram coletados dados demográficos, clínicos, antropométricos, laboratoriais e foi realizada a técnica de bioimpedância para a medida da área de gordura visceral (AGV), da circunferência de cintura (CC) e da quantidade de gordura corporal total (QGT). A ocorrência de ITU (bacteriúria sintomática e/ou evidências histológicas de pielonefrite) foi avaliada no período de três meses após o TxR. Modelos de regressão de Cox foram utilizados para identificar os fatores preditores de ITU na casuística estudada. Além disso, foram construídas curvas de Kaplan-Meier para avaliar o desfecho ITU, sendo utilizado o teste de Log-rank. O nível de significância foi de 5%.

Resultados

Foram incluídos 77 pacientes na coorte. A ITU foi diagnosticada em 23,9% dos transplantados. CC, AGV e QGT mostraram-se associadas à ocorrência de ITU após o TxR, utilizando-se modelos de regressão de Cox. Pacientes com CC elevada apresentaram um risco 4,7 vezes maior de apresentarem ITU do que os com CC normal (HR: 4,726; IC 95%: 1,267–17,630; p=0,021). As curvas de Kaplan-Meier mostraram que os pacientes com CC, AGV e QGT elevadas apresentaram mais ITU. O IMC não foi capaz de predizer ITU.

Discussão e Conclusões

CC, AGV e QGT foram preditores de risco de ITU nos primeiros três meses após o TxR. A CC destaca-se por ser facilmente realizada na prática clínica diária e de menor custo.

Palavras Chave

Infecções do trato urinário, transplante renal, obesidade, gordura corporal, bioimpedância elétrica, circunferência de cintura.

Área

INFECÇÃO - Bactéria - Rim

Instituições

Faculdade de Medicina de Botucatu-UNESP - São Paulo - Brasil

Autores

THAYSA SOBRAL ANTONELLI, MILENA DOS SANTOS MANTOVANI, NYARA COELHO DE CARVALHO, THOMÁZ EDUARDO ARCHANGELO, MARCOS FERREIRA MINICUCCI, SEBASTIÃO PIRES FERREIRA FILHO, RICARDO DE SOUZA CAVALCANTE, LUIS GUSTAVO MODELLI DE ANDRADE, NARA ALINE COSTA, PAULO ROBERTO KAWANO, GABRIEL BERG DE ALMEIDA, SILVIA JUSTINA PAPINI, RICARDO AUGUSTO MONTEIRO DE BARROS ALMEIDA