Dados do Trabalho
Título
USO DE CORAÇOES COM MAIS DE 4 HORAS DE ISQUEMIA - ANALISE DE 100 CASOS CONSECUTIVOS EM UM CENTRO TRANSPLANTADOR BRASILEIRO DE ALTO VOLUME
Introdução
O uso de corações com longos períodos de isquemia, possui caráter desafiador e decisivo, se olharmos para o alto risco de disfunção primária do enxerto (DPE) e mortalidade precoce. Em nosso centro, 19,76% dos enxertos utilizados possuem longo período de isquemia (4 hrs), alguns até com mais de 5 hrs. Estes corações aumentam o número de órgãos disponíveis, com taxas de DPE toleráveis, e taxas de sobrevivência adequadas, se comparados com aqueles com menos de 4 hrs de isquemia.
Objetivos: Avaliamos o desempenho dos enxertos, bem como fatores de risco que poderiam predizer DPE, além da sobrevida dos HTX em 7 e 30 dias e ao final de 1 ano.
Material e Método
De 01.01.2013 até 26.05.2023, fizemos 506 transplantes (HTX), dos quais 100 HTX, com corações com mais de 4 hs (19,76% total). Usamos 15 corações com mais de 5 hs (15%). A isquemia variou de 04:00 hs até 06:56 hs (média 4:45 h). Em todos utilizamos proteção com o HTK - Custodiol. Foram avaliadas: a taxa de DPE e as sobrevidas em 30 dias e em 1 ano. Quase 90% dos transplantes foram em receptores priorizados, dos quais 58 estavam por BIA (58% total).
Resultados
Dos 100 HTX, a taxa DPE foi 10 % e a mortalidade precoce (até 7 dias) foi 10 pacientes. Em 30 dias, foi 15 pacientes (15%). No primeiro ano após HTX, 71 receptores sobreviveram. A principal causa de óbito dos sobreviventes com mais 30 dias foi infecciosa (7 pac). Até a data final do estudo, 62 pacientes estavam vivos, dos quais 24 deles com mais de 5 anos pós HTX.
Discussão e Conclusões
Corações com tempo de isquemia elevada podem ser usados de forma segura e eficaz, especialmente em receptores priorizados. A elevada taxa de mortalidade em fila (mais de 35%) e as taxas de sobrevivência aceitáveis, tornam a utilização destes enxertos uma opção viável, expandindo significativamente o número de HTX.
Palavras Chave
Transplante Cardíaco
Isquemia Prolongada
Disfunção Primária de Enxerto
Área
CORAÇÃO/PULMÃO
Instituições
Instituto do Coração - INCOR - HCFMUSP - São Paulo - Brasil
Autores
RONALDO HONORATO BARROS SANTOS, MARIBEL FLORES MAMANI, FABIO ANTONIO GAIOTTO, DOMINGOS DIAS LOURENÇO FILHO, SAMUEL PADOVANI STEPHEN, SHIRLYNE FABIANNI GASPAR, CARLOS EDUARDO SILVA IMBERG, AISLAN HENRIQUE PINHEIRO BEZERRA, FABIO BISCEGLI JATENE