Dados do Trabalho


Título

DISPARIDADE DE GENERO E SOBREVIDA EM TRANSPLANTE DE FIGADO NO BRASIL

Introdução

Recentemente alguns trabalhos tem demonstrado uma menor sobrevida das mulheres transplantadas de fígado.
O objetivo deste trabalho foi verificar a sobrevida das mulheres submetidas a Transplante de Fígado (TxF) no Brasil nos últimos 10 anos.

Material e Método

Os dados foram fornecidos pelo Sistema Nacional de Transplante (SNT/MS) que contemplaram o período de janeiro de 2012 a maio de 2023. As variáveis fornecidas foram referentes a alguns dados dos doadores e receptores, assim como dados para cálculo de sobrevida atuarial (Kaplan-Meier). A estatística usada foi descritiva e aplicou-se os testes t-Student, Kolmogorov-Smirnov e qui-quadrado, com p<0,05.

Resultados

Foram analisados 14.654 TxF realizados neste período. Destes 4.735 (32,3%) foram realizados em mulheres e 9.919 (67,7%) em homens. Das 4.735 mulheres 1.686 (35,6%) foram a óbito e dos 9.919 homens 3.316 (33,4%) foram a óbito no período estudado (x2 = 6,752; p=0,009), O número de óbitos observado no grupo em geral foi 5.002 (34,1%) e temos então em acompanhamento (65,9%).-Houve mais indigenas transplantados no grupo dos homens e mais mulheres negras. As mulheres que foram a óbito eram mais velhas, com doadores mais velhos, com maior tempo de isquemia fria e quente e tempo de SV médio menor do que um ano.




A comparação de sobrevida usando o metodo de estimativa atuarial de Kaplan-Meier entre homens e mulheres também mostrou menor sobrevida das mulheres com diferença significativa ( Z = 5,114601 ; p =0,00000)

Discussão e Conclusões

Este dados não incluem os dados do estado de SP, por divergência de programa computacional de avaliação. O que observamos na literatura condiz com estes resultados e talvez um sistema de alocação mais adequado possa ser usado.
A comparação de sobrevida entre homens e mulheres mostrou menor sobrevida das mulheres com diferença significativa

Palavras Chave

transplante de fígado, sobrevida, políticas inclusivas de gênero

Área

FÍGADO – Registros/Resultados do Centro

Instituições

SISTEMA NACIONAL DE TRANSPLANTES - Distrito Federal - Brasil, UNIDADE DE TRANSPLANTE DE FIGADO HC/UNICAMP - São Paulo - Brasil

Autores

ILKA FSF BOIN, ELAINE CRISTINA DE ATAIDE, SIMONE REGES PERALES, DANIELA SALOMAO