Dados do Trabalho
Título
PROJETO CIOD+B: ADAPTAÇAO DO PROGRAMA DE CUIDADOS INTENSIVOS ORIENTADOS A DOAÇAO (CIOD) COMO FERRAMENTA PARA DIMINUIR AS PERDAS DE POSSIVEIS DOADORES EM MORTE ENCEFALICA
Introdução
Santa Catarina desde 2008 tem desenvolvido um sistema de transplantes baseado no modelo espanhol. Segundos dados do programa de qualidade do sistema estadual de transplantes de Santa Catarina, nos últimos 4 anos existiram 719 perdas de possíveis doadores, sem contraindicações aparentes, ou seja escapes. Através da análise destes dados, se confirmou que estas perdas ocorreram porque em nenhum momento se considerou a opção da doação de órgãos para estes pacientes.
Na Espanha, um programa de Cuidados Intensivos Orientados a doação (CIOD), publicado no ano de 2017, converteu-se em uma forma eficaz de redução de perdas de possíveis doadores.
Implementar o Programa CIOD+B no Estado de Santa Catarina, tratando-se de uma versão adaptada CIOD da Espanha, com o objetivo de diminuir as perdas de possíveis doadores em morte encefálica.
Material e Método
O projeto consiste na implantação de um Programa de Cuidados Intensivos Orientados a doação em 12 hospitais de Santa Catarina, que equivalem a 70% dos doadores efetivos. A intervenção consistirá em atividades de treinamento para aprimoramento da avaliação dos possíveis doadores, implantando de protocolo e checklist. O acompanhamento dos resultados será realizado através de auditoria contínua.
Resultados
Analisando os dados das perdas de possíveis doadores em Santa Catarina, parece razoável a implementação de um programa dirigido a diminuir os escapes nos serviços dos hospitais doadores. Educação e organização hão provado seu papel fundamental na evolução do programa de doação e transplantes.
Discussão e Conclusões
O programa CIOD+B pretende provocar um novo cenário em Santa Catarina, uma mudança de mentalidade onde se integre a doação como parte dos cuidados ao final da vida. Esta nova práxis pode reduzir as perdas de possíveis doadores, resultando no aumento dos doadores efetivos.
Palavras Chave
Cuidados intensivos orientados a doação; possíveis doadores; doação de órgãos
Área
ÉTICA, ENFERMAGEM, COORDENAÇÃO - Notificação
Instituições
OPO- HOSPITAL SANTA ISABEL - Santa Catarina - Brasil
Autores
ALINE GHELLERE PAVEI, JOSÉ ROLDÁN RAMÍREZ, SARA SÁNCHEZ BERCEDO, JOEL DE ANDRADE, GLAUCO ADRIENO WESTPHAL, CHARLENE VERUSA DA SILVA, KAROLINE GAVA