Dados do Trabalho
Título
CAPACITAÇAO EM DOAÇAO DE ORGAOS PARA PROFICIONAIS DE URGENCIA/EMERGENCIA: PERFIL DOS PROFISSIONAIS, APRENDIZAGEM, AVALIAÇAO DE OPINIAO POS CURSO
Introdução
A subnotificação da ME, além das perdas por PCR e negativa familiar são grandes entraves no processo de doação. O treinamento para profissionais de saúde em uso metodologias ativas contribui para o conhecimento da doação de órgãos. Objetivo: Conhecer o perfil dos profissionais do curso em doação de órgãos e correlacionar perfil/aprendizagem/avaliação de opinião pós-curso.
Material e Método
Pesquisa retrospectiva, quantitativa, analítico-descritivo, da capacitação de profissionais de urgência/emergência no processo de doação de órgãos, parceria com o Sistema Nacional de Transplantes por meio PROADI-SUS, realizado de agosto de 2022 a maio de 2023. Com três questionários: perfil de atuação, prova de conhecimento, opinião de satisfação, com análise correlação ponto-bisserial, postos de Spearman.
Resultados
17 turmas, 252 presentes, 65% enfermeiros, 35% médicos, 35% da região nordeste. Perfil de atuação : 66% com formação acima de 5 anos, 44% emergencistas, 27% intensivistas, 13% da CIHDOTT. 63%, 81% respectivamente, realizou no máximo 5: protocolos de morte encefálica, entrevistas familiares. Aprendizagem: média pré 7 e pós 9, taxa de conhecimento 29,2%. O conteúdo que apresentou maior quantidade de erro no pré e acerto nos pós foram : 34% hora do óbito e 45% consentimento familiar para a doação de órgãos. Avaliação de satisfação com 98% promotores. Correlação entre perfil de atuação e conhecimento tem-se, emergencistas a retenção significativa em relação a CIHDOTT e para avaliação de opinião, a enfermagem apresenta uma tendência maior de pontuação do que o grupo médico.
Discussão e Conclusões
Perfil de atuação em doação de órgãos para o curso é de profissionais não experientes na área, tendo o seu ganho na aprendizagem, visto que estudos demonstram que grupos com baixa experiência prática tendem uma retenção aprendizagem.
Palavras Chave
Doação de Órgãos, Capacitação, Educação Continuada
Área
ÉTICA, ENFERMAGEM, COORDENAÇÃO - Estatísticas locais
Instituições
Hospital Israelita Albert Einstein - São Paulo - Brasil
Autores
DAYANA APARECIDA MARTINS CORREA CALADO, JOSE MARIA NASCIMENTO NETO , JULIANA GUARESCHI DOS SANTOS , JOSE EDUARDO AFONSO JUNIOR