Dados do Trabalho


Título

DOAÇAO E ACESSO EQUITATIVO AOS TRANSPLANTES DE ORGAOS, TECIDOS E CELULAS NO BRASIL

Introdução

As diretrizes legais que orientam a doação e o transplante de órgãos, tecidos e células são parte integrante da política pública de saúde no Brasil. O objetivo do estudo é situar o Brasil no contexto das diretrizes estratégicas do Plano de Ação sobre Doação e Acesso Equitativo a Transplante de Órgãos, Tecidos e Células 2019-2030 da Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS/OMS).

Material e Método

Trata-se de artigo de opinião de especialistas a partir do referencial Plano de Ação sobre Doação e Acesso Equitativo a Transplante de Órgãos, Tecidos e Células 2019-2030 (OPAS/OMS).

Resultados

A análise situa o programa de transplantes do Brasil nas quatro linhas estratégicas proposta pelo documento: fortalecer a governança e a função gestora das autoridades de saúde; aumentar a disponibilidade de órgãos, tecidos e células, melhorar o acesso equitativo aos transplantes e melhorar a gestão de informações e as atividades de biovigilância.

Discussão e Conclusões

O artigo discute as ações no Brasil em relação às doações e transplantes, com base na análise crítica de especialistas. Destaca-se a importância de pesquisas colaborativas com a OPAS e a necessidade de garantir equidade de acesso nos programas de transplantes. Além disso, enfatiza-se a gestão da qualidade e o compromisso ético e legal. É urgente compreender a jornada dos pacientes e garantir acesso equitativo ao melhor tratamento. O objetivo é retribuir o investimento feito na área com responsabilidade ética, cumprindo os objetivos de sustentabilidade e a agenda do Plano de Ação.

Palavras Chave

Obtenção de Tecidos e Órgãos; Equidade; Equidade em Saúde; Equidade no Acesso aos Serviços de Saúde; Transplante de Órgãos; Transplante de Tecidos; Transplante de Células; Enfermagem.

Área

ÉTICA, ENFERMAGEM, COORDENAÇÃO - Estatísticas locais

Instituições

Universidade Federal de São Paulo - São Paulo - Brasil

Autores

BARTIRA DE AGUIAR ROZA, SIBELE MARIA SCHUANTES PAIM, MÔNICA CAMPOS DAIBERT, KARINA DAL SASSO MENDES, NEIDE DA SILVA KNIHS, PATRÍCIA TREVISO, ISABEL CRISTINA KOWAL OLM CUNHA, JANINE SCHIRMER