Dados do Trabalho
Título
LEUCOENCEFALOPATIA POSTERIOR REVERSIVEL (PRES) SECUNDARIA AO TACROLIMUS
Introdução
A síndrome de leucoencefalopatia posterior reversível (PRES) é uma sídrome neurológica pouco freqüente, que se caracteriza pelo aparecimento repentino de sintomas neurológicos, como alteração do nível de consciência, cefaléia, alterações visuais e convulsões. É reversível sempre que se detecte o agente causador e se diagnostique precocemente. Exames de imagem como tomografia computadorizada (TC) e, em particular, a ressonância magnética (MRI) corroboram o diagnóstico.
Relato do Caso
Relatamos o caso de uma mulher, branca, de 60 anos, portadora de Doença Renal Policística, submetida a transplante renal com doador falecido, recebendo regime imunossupressor de indução com Thymoglobulina – 3mg/kg (dose única) e manutenção com Tacrolimus, Sirolimus e Prednisona. Uma semana após o transplante, com função do enxerto normalizada, apresentou cefaléia intensa e a seguir crise convulsiva generalizada. Por suspeita de PRES, foi suspenso Tacrolimus. TC de cranio não mostrou alteraçõe e a MRI revelou achados compatíveis com PRES (áreas hiperintensas nas imagens pesadas T2 e FLAIR). Após a suspensão do Tcrolimus, não ocorreram mais crises convulsivas.
Resultados
A reversão do quadro neurológico após suspensão do Tacrolimus, fala a favor da droga ser a causa da PRES.
Discussão e Conclusões
PRES, apesar de ser complicação incomum após o transplante, deve ser considerada em pacientes em uso de Tacrolimus, que desenvolvam sintomas neurológicos de forma repentina. O diagnóstico deve ser precoce. Caso contrário, a não suspensão do agente causador pode levar a sequelas permanentes.
Palavras Chave
Sindrome da Leucoencefalopatia PosteriorReversivel; Transplante renal; Tacrolimus
Área
RIM - Complicações
Instituições
Hospital São Francisco - Rio de Janeiro - Brasil
Autores
Tereza Azevedo Matuck, Fernando Faria Figueira, Eloa Oliveira Nunes, Regina Celia Gonçalves Sousa, Luciano Morgado, Maria de Fatima Correa Alvarenga, Marilia Drummond Reis, Ariana Schrank, Deise Monteiro Carvalho