Dados do Trabalho
Título
MANUAL PARA PACIENTES POS-TRANSPLANTE PULMONAR: ANALISE DE LEGIBILIDADE TEXTUAL
Introdução
O transplante de pulmão é considerado um tratamento para doença pulmonar terminal e requer envolvimento de toda equipe multidisciplinar, cuidadores e familiares. Em 2013 a Equipe de Transplante Pulmonar (TxP) do InCor-HCFMUSP elaborou um manual educativo com base nas maiores dúvidas e preocupações trazidas pelos pacientes transplantados nas consultas. O objetivo foi avaliar a legibilidade textual do Manual para Pacientes Pós-Transplante Pulmonar utilizando uma calculadora de leiturabilidade.
Material e Método
Foi utilizado um software online construído através de fórmulas de índices adaptados para a língua portuguesa (Flesch reading ease; Indice Gulpease; Flesch-Kincaid grade level; Gunning fog index; Automated Readability Index - ARI; Coleman-Liau index). O texto do Manual foi inserido no software de Análise de Legibilidade Textual (ALT) e as métricas avaliaram o grau de dificuldade de leitura.
Resultados
O conteúdo foi considerado de Alta Legibilidade pelo índice de Flesch (Nível 12) sendo um texto simples e adequado para adolescentes a partir de 17 anos. Palavras complexas faziam parte de 22,5% do Manual. Na análise da métrica as pontuações nos índices da calculadora foram respectivamente 44,2; 53,6; 11,9; 12,9; 11,9; 13,2; 12.
Discussão e Conclusões
Mesmo com o alto grau de legibilidade, relatos de boa aceitação por parte dos pacientes e cuidadores, percebemos que eles ainda relatam dúvidas e preocupações a respeito do pós TxP. Uma atualização deste Manual deverá ser feita, utilizando além de textos mais simples, ilustrações e opções de recursos digitais interativos.
Palavras Chave
transplante pulmonar; legibilidade; índice; manual.
Área
CORAÇÃO/PULMÃO
Instituições
Instituto do Coração, Hospital das Clínicas HCFMUSP - São Paulo - Brasil
Autores
PRISCILA BERENICE COSTA, LILIANE SARAIVA MELLO, FLAVIO POLA DOS REIS, FERNANDA VILALBA CONCEIÇÃO, MARCIA CRISTINA SANGEAN, ROSEMEIRE CORDEIRO SANTOS, ANNA CAROLINA DI CREDDO ALVES, SILVIA VIDAL CAMPOS, PRISCILA CILENE LEÓN BUENO CAMARGO, RAFAEL MEDEIROS CARRARO, ANDRÉ NATHAN COSTA, LUIS GUSTAVO ABDALLA, LUCAS MATOS FERNANDES, PAULO MANUEL PÊGO-FERNANDES