Dados do Trabalho


Título

BIOVIGILANCIA EM GOIAS: MONITORANDO OS EVENTOS ADVERSOS E CORRIGINDO FRAGILIDADES

Introdução

O serviço de biovigilância possui a responsabilidade de monitorar e qualificar o cuidado em saúde e segurança em todas as fases do processo de doação e transplantes de órgãos, tecidos e células. As ações estão voltadas para promover um processo contínuo e sistemático de coleta, consolidação e disseminação de dados sobre eventos adversos, visando o planejamento e implementação de medidas de prevenção e controle de riscos, de agravos e de doenças.

Material e Método

Objetivo: Apresentar os eventos adversos e desvios identificados na Central Estadual de Transplantes de Goiás e descrever as estratégias utilizadas para mitigar tais eventos. Material e método: Análise retrospectiva dos eventos adversos ocorridos no período de 2017 a 2022.

Resultados

De 2017 a 2022 ocorreram 3 eventos adversos graves, 2 reações adversas, 3 near miss e 38 desvios, resultando em 34 receptores em acompanhamento no referido período. Constatou-se também outras condições (353), como por exemplo: ilegibilidade ou registros incompletos, falta de informações no prontuário, rasuras, erros de identificação do doador, dentre outros, os quais, não se classificam como eventos adversos, mas podem favorecer para que os mesmos ocorram.

Discussão e Conclusões

Nos últimos anos a Central Estadual de Transplantes de Goiás não tem medido esforços para identificar, notificar e implementar medidas corretivas e preventivas nos eventos ocorridos. Esta atuação se dá pela adesão a Resolução da Diretoria Colegiada nº 339 que dispõe sobre a instituição do Sistema Nacional de Biovigilância e também, pelo engajamento em corrigir as fragilidades do processo e o compromisso de garantir a qualidade dos órgãos ofertados e a segurança dos receptores e seus familiares.

Palavras Chave

Biovigilância, Eventos adversos, Doação de Tecidos e Órgãos, Transplantes.

Área

ÉTICA, ENFERMAGEM, COORDENAÇÃO - Estatísticas locais

Instituições

Central Estadual de Transplantes de Goiás - Goiás - Brasil

Autores

LEILA MÁRCIA PEREIRA FARIA, RICARDO RIBAMAR SILVA, KATIÚSCIA CHRISTIANE FREITAS, ARIADNA PIRES DAMACENO, DNISE ARAÚJO FREITAS, FÁBIA M. OLIVEIRA PINHO, MYLLENA ALVES VIEIRA, GISELE MARIA GOMES ALMEIDA NUNES