Dados do Trabalho
Título
BIOPSIA RENAL POR CONGELAMENTO PRE TRANSPLANTE DE DOADOR FALECIDO: REVISAO INTEGRATIVA
Introdução
Nos últimos anos o aceite de doadores com critérios expandidos tem contribuído pelo aumento no número de transplantes renais e consequentemente pela redução do tempo de espera por um rim. Estudos avaliam que a biópsia renal pré-implante representa uma possibilidade de qualificar e decidir sobre aceitação ou não de rins de doadores falecidos com critérios expandidos. Objetivo: Discutir as recomendações sobre a utilização da biópsia por congelamento pré implante para qualificação e avaliação da evolução do implante renal.
Material e Método
Revisão integrativa seguindo as orientações do guia internacional para revisões PRISMA, utilizou-se as bases da Biblioteca Virtual em Saúde, PubMed e Web of Science. Selecionou-se um total de 82 dos quais 10 foram incluídos para análise.
Resultados
Avaliação rápida e precisa para determinar a qualidade e elegibilidade do rim é necessária, no entanto o uso das biópsias renais por congelamento pré transplante tem tido controvérsias quando se trata de doador de critério expandido, visto que representam uma das principais causas de descarte de rins nos centros que a utilizam.
Discussão e Conclusões
Estudos não recomendam o uso das biópsias renais por congelamento pré transplante para tomada de decisão na utilização ou não do órgão, por outro lado defendem a importância do seu papel para avaliação do prognóstico do enxerto e sobrevida do receptor. Avaliação minuciosa do doador, análise precisa da viabilidade do órgão pelo patologista, o diálogo com o nefrologista e transplantador são fatores que poderiam reduzir as rejeições renais, qualificar o transplante e minimizar o descarte de rins de doadores de critérios expandidos.
Palavras Chave
Biópsias, secções congeladas, transplante de rim, transplante
Área
ÉTICA, ENFERMAGEM, COORDENAÇÃO - Pré-operatório
Instituições
Escola Paulista de Enfermagem - São Paulo - Brasil
Autores
LEILA MÁRCIA PEREIRA FARIA, FÁBIA M. OLIVEIRA PINHO, JANINE SCHIRMER, BARTIRA AGUIAR ROZA