Dados do Trabalho


Título

PRINCIPAIS MOTIVOS PARA DESCARTE DE ORGAOS E TECIDOS PARA TRANSPLANTE EM UM HOSPITAL NO SUL DO BRASIL

Introdução

A doação de órgãos e tecidos consiste em um conjunto de ações para converter um potencial doador em um doador efetivo. Em 2021, a Central Nacional de Transplantes (CNT) recebeu 12.215 notificações de potenciais doadores. Apenas 3.207 tornaram-se doadores efetivos. Os dados mostram uma alta demanda e baixa oferta de órgãos para transplante, resultando em mortalidade dos pacientes na fila de espera. Este estudo visa identificar os principais motivos para descarte de órgãos e tecidos.

Material e Método

Estudo transversal, entre os anos de 2010 a 2020, em um hospital universitário do sul do país. A amostra foi composta por doadores efetivos. A coleta de dados se deu por consulta aos prontuários e as variáveis analisadas foram: tempo de conclusão dos testes de morte encefálica (ME), horário de início da remoção dos órgãos, perfil dos doadores, órgão transplantado ou descartado e motivo do descarte. Os dados obtidos foram analisados por programa estatístico. As variáveis quantitativas foram descritas como média e mediana, e as categóricas, com frequência relativa e percentuais. O projeto foi aprovado pelo Comitê de Ética e Pesquisa da instituição.

Resultados

Foram analisados 490 casos de ME. Do total, 11% (n=53) tiveram órgãos descartados por alguma das seguintes condições: alteração morfológica, má perfusão do órgão, receptor incompatível, tempo de isquemia e órgão lesionado na extração. O motivo principal foi alteração morfológica (n=28).

Discussão e Conclusões

A alteração morfológica pode afetar a função do órgão doado, comprometendo sua viabilidade para transplante. Entretanto, o descarte de um órgão não significa uma perda total, pois ele ainda pode contribuir para a pesquisa médica e científica, permitindo estudos para o desenvolvimento de novas terapias.

Palavras Chave

Enfermagem, Morte Encefálica e Doador de Órgãos

Área

ÉTICA, ENFERMAGEM, COORDENAÇÃO - Estatísticas locais

Instituições

Universidade Federal do Rio Grande do Sul - Rio Grande do Sul - Brasil

Autores

KAUANA LIMA PALSKUSKI, CECILIA HELENA GLANZNER, GUILHERME PAIM MEDEIROS