Dados do Trabalho


Título

SUCESSO NO TRATAMENTO DE RMA GRAVE NO TRANSPLANTE RENAL DO PACIENTE SENSIBILIZADO

Introdução

A presença de DSA é um dificultador para o Tx e o tratamento de dessensibilização (DS) se torna uma opção. Apresentamos um Tx renal após DS que evoluiu com rejeição aguda mediada por anticorpos (RMA) e que necessitou de 30 sessões de plasmaférese (PF), além de Rituximab e Tocilizumab para redução dos DSAs.

Relato do Caso

Paciente feminina, 31 anos, G1P1C1A0, sem transfusões previas, DRC de causa indeterminada, foi submetida a DS para Tx com a mãe como doadora. Antes do TX, CM CDC neg / CM CF T+ (delta 202) B+ (delta 241) e 2 DSAs, B70 (2241 MFI) e DQ7 (2253 MFI). A paciente foi submetida a 3 sessões de PF pré-Tx com reposição de IVIg 100mg/kg por sessão de PF e sua PC CF se tornou neg para T e B, com DSAs indetectáveis, sendo transplantada com indução com Thymoglobulina 1,5mg/Kg. Mantendo FK, prednisona e MPS desde 1 semana pré Tx.

Resultados

NoD+7, houve oligúria e aumento de DSAs, B70 (20661 MFI) e DQ7 (20586MFI), além de aparecerem mais 2 DSAs, A11 (18406 MFI) e CW2 (1535 MFI).Foi realizado pulso com SMD ao mesmo tempo que se iniciaram sessões de PF, além de Rituximab. A Bx renal mostrou NTA, glomerulite, capilarite peritubular e C4d em 100%. Após 23 sessões de PF, DQ7 (2206 MFI), B70 (3078MFI), A11 e CW2 < 500, e a paciente recebeu Tocilizumab 400mg. A paciente evoluiu com queda da creatinina, mantendo-se com boa função do enxerto renal até hoje, 10 meses pós Tx. A Bx após 6 meses de Tx foi normal. A tipagem da filha confirmou o compartilhamento do DQ7 com a doadora, justificando a imunização.

Discussão e Conclusões

O monitoramento dos Ac antiHLA é imprescindível nos Tx de alto risco imunológico, para diagnóstico precoce de RMA. Apesar dos baixos títulos de Ac detectados no pré-transplante , houve grave RMA, o que reforça a importância da memória imunológica, evidenciado pela sensibilização na gestação contra o DQ7.

Palavras Chave

HLA
transplante renal
DSA
Rituximab
Tocilizumab

Área

HISTOCOMPATIBILIDADE/IMUNOGENÉTICA

Instituições

HI Albert Einstein - São Paulo - Brasil

Autores

Ana Paula Fernandes Bertocchi, Lucio Requião, Alvaro Pacheco-Silva, Marcelino Durão, Erika Ferraz, Erika Naka, Luciana Mello, Rogerio Chinen, Eduardo Tonato, Maria Eduarda Vilanova da Costa Pereira, Maria Estela Vidoretti, Tiago Martins Valim, Claudia Regina Barros Miranda, Gabriella Camerini, Araci Sakashita , Margareth Torres