Dados do Trabalho


Título

CONHECIMENTO E ATITUDE NO TRANSPLANTE DE RINS: O QUE PENSAM PROFISSIONAIS SOBRE A DOAÇAO DE CRITERIOS EXPANDIDOS (DCE)

Introdução

Os transplantes de órgãos têm ampla relevância social, sendo o renal a modalidade mais frequente e com o maior número em lista de espera. Várias políticas vêm sendo adotadas, como a melhoria da gestão, a busca de maior eficiência, a integração de processos, e transplantes com doadores de critérios expandidos (DCE). Este estudo aprofunda essa última temática a partir do conhecimento e atitude dos profissionais envolvidos.

Material e Método

Trata-se de um estudo exploratório, descritivo e qualitativo. Foram realizadas 25 entrevistas em 2022 no âmbito do Sistema Nacional de Transplantes, abrangendo dez Centrais, responsáveis por 90% dos transplantes renais no Brasil. Foram entrevistados 10 Coordenadores estaduais, 11 equipes, e 2 membros da Coordenação Geral do Sistema Nacional de Transplantes.

Resultados

Os resultados revelaram decisões baseadas em falta de conhecimento, medos infundados e atitudes negativas. O estudo faz recomendações de melhoria de processos visando a maior utilização de rins DCE no Brasil com base na capacitação dos profissionais envolvidos.

Discussão e Conclusões

Este estudo traz contribuições ao explorar e discutir um tema pouco pesquisado. Para os gestores, sugerem-se diretrizes para ampliar a eficiência na utilização de órgãos doados. Além disso, contribui com a sociedade, ao ampliar a oferta de órgãos para transplantes, ajudando assim a salvar vidas.

Palavras Chave

Doação de órgãos, conhecimento e atitude, alocação de rins.

Área

ÉTICA, ENFERMAGEM, COORDENAÇÃO - Alocação

Instituições

COPPEAD - UFRJ - Rio de Janeiro - Brasil

Autores

JOEL DE ANDRADE, CLAUDIA AFFONSO ARAÚJO, MONICA FERREIRA SILVA, NOÉ VAZ