Dados do Trabalho
Título
CONSIDERAÇOES DE UM PAINEL INTERNACIONAL DE ESPECIALISTAS SOBRE DOAÇAO DE ORGAOS NA MELHORIA DA GESTAO DE TRANSPLANTES
Introdução
Há um grande esforço, nacional e internacional, em melhorar o aproveitamento dos órgãos doados para transplante. Esta pesquisa visa responder as seguintes questões: (1) Como a atitude e o conhecimento afeta a utilização de órgãos internacionalmente? e (2) como é possível aumentar a utilização de órgãos e melhorar sua gestão no Brasil?
Material e Método
Realizou-se uma pesquisa qualitativa, através de um Painel Internacional de Especialistas com treze profissionais com ampla experiência no processo de doação-transplante de órgãos que atuam em instituições de referência no Brasil, Argentina, Espanha e Estados Unidos.
Resultados
Os achados reforçam a importância do conhecimento das equipes sobre o processo e destacam o impacto da atitude dos profissionais no aproveitamento dos órgãos. O estudo também enfatiza a relevância de uma gestão criteriosa por meio da padronização de processos e dados de monitoramento em busca de maior objetividade e transparência.
Discussão e Conclusões
Apesar da relevância, esse assunto ainda é pouco explorado na literatura internacional. Nesse sentido, o estudo identifica maneiras de aumentar a utilização de órgãos doados para transplante, enfatizando a relevância da gestão. A decisão entre aceitar uma oferta ou aguardar a próxima oportunidade deve ser feita por profissional qualificado, baseado em dados confiáveis, indicadores divulgados, e não em critérios subjetivos.
Palavras Chave
Transplantes de órgãos, transplante renal, aproveitamento de órgãos para transplantes, painel de especialistas, gestão de sistemas de transplantes.
Área
ÉTICA, ENFERMAGEM, COORDENAÇÃO - Alocação
Instituições
COPPEAD UFRJ - Rio de Janeiro - Brasil
Autores
JOEL DE ANDRADE, CLAUDIA AFFONSO ARAÚJO, MÔNICA FERREIRA DA SILVA, NOÉ VAZ