Dados do Trabalho


Título

DISTRIBUIÇAO ESPACIAL E PANORAMA DO PROCESSO DE DOAÇAO DE ORGAOS E TECIDOS NO BRASIL: REFLEXOS DA PANDEMIA COVID-19

Introdução

Analisar o panorama e a distribuição espacial da doação de órgãos e tecidos nas Regiões do Brasil e seus reflexos antes e durante a pandemia COVID-19 .

Material e Método

Estudo epidemiológico, comparativo e descritivo, com dados da Associação Brasileira de Transplantes de Órgãos, agrupados em triênios 2017- 2019 e 2020-2022, para a comparação dos períodos pré-pandemia e pandemia COVID-19, empregou-se o cálculo da variação percentual. A análise espacial se deu por região brasileira. Por se tratar de um estudo com banco de dados de domínio público, dispensou-se apreciação ética.

Resultados

Resultados: na Pandemia das 36.049 notificações, 25.985 (72%) foram não doadores. Houve aumento de 64% de pacientes em lista de espera passando de 37.946 para 52.989 em comparação ao período pré- pandemia, queda no número de doadores efetivos 10.714 (51,4 pmp) para 10.065 (47,1 pmp). Houve aumento da recusa familiar que passou de 40% para 46% na pandemia. A Região Sudeste apresentou a menor taxa de queda de doadores efetivos, Região Sul teve o menor índice de recusas, todas as regiões apresentaram aumento das notificações e lista de espera comparando o período pré pandemia com pandemia.

Discussão e Conclusões

Conclusão: a comparação entre os triênios pré e pandemia apontou aumento no número de notificações, diminuição de doadores efetivos. A queda no número de doadores tem como fator principal as contraindicações clínicas, possivelmente por influência da pandemia da COVID-19 e o aumento da recusa familiar, o que refletiu no aumento significativo da lista de espera por um órgão ou tecido para transplante. Faz-se necessário compreender as causas de não doações para que seja possível criar estratégias de atuação cada vez mais efetivas para a retomada das doações e consequentemente dos transplantes pós pandemia.

Palavras Chave

Doação de Órgãos e Tecidos, COVID-19, Distribuição espacial da população

Área

ÉTICA, ENFERMAGEM, COORDENAÇÃO - Notificação

Instituições

ESCOLA DE ENFERMAGEM DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO - São Paulo - Brasil, HOSPITAL UNIVERSITÁRIO DE MARINGÁ - Paraná - Brasil, UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ - Paraná - Brasil

Autores

ROSANE ALMEIDA DE FREITAS, ELLEN CATARINE CABIANCHI, JOÃO VITOR ROSA RIBEIRO, RENATA NOGUEIRA DE MOURA, MARIA APARECIDA PINHEIRO DA SILVA, DANIELA GRIGNANI LINHARES, MARCIA ROSÂNGELA NEVES DE OLIVEIRA, RAFAEL RODRIGO DA SILVA PIMENTEL, LUCIANO DE ANDRADE, MARCELO JOSÉ DOS SANTOS