Dados do Trabalho


Título

Estratégias de Cuidado da rede de atenção a saúde aos pacientes submetidos ao transplante hepático em tempo de pandemia da COVID-19

Introdução

Introdução: a pandemia da COVID-19 trouxe muitos desafios, entre eles, a continuidade dos cuidados a população de doentes crônicos da parte das redes de atenção à saúde. Neste contexto, encontra-se os pacientes submetidos ao transplante hepático. Objetivo: compreender o apoio desenvolvido pela rede de atenção à saúde junto aos pacientes submetidos ao transplante hepático em tempo de pandemia da COVID-19.

Material e Método

Material e Método: Trata-se qualitativa, realizado em um centro de referência em transplante hepático no sul do Brasil. Participantes: pacientes submetidos ao transplantados hepáticos entre os anos de 2011 e 2022. A coleta de dados ocorreu por meio de entrevista semiestruturada. As informações obtidas foram analisadas conforme as etapas de Bardin.

Resultados

Resultados: Participaram do estudo 15 pacientes, idade média de 64 anos, (60,0%) eram homens. Duas categorias foram formadas: educação em saúde pela rede de atenção à saúde para prevenção do SARS-coV-2 junto ao paciente submetido ao THx, a qual representa o envolvimento da rede de atenção em saúde nos cuidados para minimizar o risco de contaminação pelo SARS-coV-2. A outra categoria: ajustes na logística nos atendimentos da equipe da rede de atenção à saúde em tempos pandêmicos, mostra o novo formado de trabalho desta equipe para continuidade do cuidado destes pacientes frente a situação pandêmica.

Discussão e Conclusões

Discussão e Conclusões: Neste estudo foi identificado que houve uma fragilidade da equipe de saúde ao proporcionar continuidade da assistência aos pacientes submetidos ao transplante hepático, considerando o ponto de vista expressos pelos pacientes diante dos ajustes adotados pela equipe. Assim, se faz necessário que a equipe do THx se empodere destas informações no sentido de apoiar e dar continuidade do cuidado para esses pacientes.

Palavras Chave

Educação em saúde. COVID-19. Continuidade do cuidado. Promoção da saúde. Transplante hepático. Enfermagem.

Área

ÉTICA, ENFERMAGEM, COORDENAÇÃO - Pós-operatório

Instituições

Departamento de Enfermagem da Universidade Federal de Santa Catarina - Santa Catarina - Brasil

Autores

NEIDE DA SILVA KNIHS, RAFAELA MARIA ROSA, ARIADNE MATZEMBACHER DA SILVA, LETÍCIA DE OLIVEIRA GRESPI , ALINE LIMA PESTANA MAGALHÃES, SIBELE MARIA SCHUANTES-PAIM