Dados do Trabalho


Título

TECNOLOGIA EDUCACIONAL EM SAÚDE PARA TRANSIÇÃO DO CUIDADO AO PACIENTE SUBMETIDO AO TRANSPLANTE HEPÁTICO: mensuração da usabilidade

Introdução

Introdução: O jogo educativo interativo facilita a educação em saúde pós-transplante, capacitando pacientes, familiares e redes de apoio. Ele melhora a gestão dos cuidados domiciliares e promove adesão ao tratamento, ampliando conhecimentos práticos de forma interativa. Objetivo: Mensurar a usabilidade de um jogo educativos para subsidiar a educação em saúde na transição do cuidado após um transplante hepático.

Material e Método

Material e Método: estudo de produto tecnológico apoiado pelo Design Centrado no Usuário. Realizado em um hospital público de ensino referência em transplante hepático, ao sul do Brasil. Participantes: pacientes transplantados, profissionais especializados em transição de cuidados e tecnologia da informação. Para coleta de dados utilizando a System Usability Scale e questionários de usabilidade, analisadas conforme especificidade.

Resultados

Resultados: Foram participantes: 17 pacientes, 7 enfermeiros e 4 profissionais de tecnologia da informação. O jogo consiste em cinco caminhos que abordam os cuidados pós-transplante hepático. A média geral da usabilidade dos pacientes foi de 84,1 pontos na avaliação da usabilidade, enquanto os profissionais que preencheram foram superior a 75%.

Discussão e Conclusões

Discussão e Conclusões: O jogo educativo é uma ferramenta essencial para a educação em saúde pós-transplante hepático. Eles promovem aprendizado lúdico e facilitam a gestão dos cuidados domiciliares. Considera-se que essa tecnologia está pronta para uso na prática, fornecendo suporte eficaz aos pacientes transplantados. Tal tecnologia é capaz de apoiar, orientar e oportunizar o gerenciamento dos cuidados em domicilio, haja vista que tal ferramenta é de fácil acesso, pode ser utilizada a qualquer momento pelos pacientes, cuidadores e rede de apoio.

Palavras Chave

Educação em saúde. Jogos educativos. Tecnologia educacional. Promoção da saúde. Transplante hepático. Enfermagem.

Área

ÉTICA, ENFERMAGEM, COORDENAÇÃO - Pós-operatório

Instituições

Departamento de Enfermagem da Universidade Federal de Santa Catarina - Santa Catarina - Brasil

Autores

NEIDE DA SILVA KNIHS , ARIADNE MATZEMBACHER DA SILVA, LETÍCIA DE OLIVEIRA GRESPI, ALINE LIMA PESTANA MAGALHÃES, SIBELE MARIA SCHUANTES-PAIM, PEDRO HENRIQUE BRAGA MORAIS