Dados do Trabalho


Título

IMPACTO DAS CULTURAS PRE-TRANSPLANTE RENAL NO RISCO DE INFECÇAO POS-TRANSPLANTE

Introdução

As culturas para rastreio infeccioso são uma pratica comum pré-transplante renal (TR), no entanto poucos estudos avaliam o impacto da positividade dessas culturas no risco de infecção pós-transplante.
O objetivo desse estudo foi avaliar o impacto e a frequencia de culturas positivas pós-transplante no risco de infecção no pós-TR.

Material e Método

Foram incluidos todos os pacientes submetidos a TR na instituição de janeiro de 2017 a dezembro 2022 acima de 18 anos. Todos os pacientes colheram hemocultura periferica e hemocultura de cateter de longa permanencia e urina quando aplicável. Foram excluidos os que não coletaram culturas pré-transplante. Os desfechos foram infecção de trato urinario (ITU) e sitio cirurgico (IFC) nos 60 dias pós TR. Foram avaliados caracteristicas do receptor, doador, da cirurgia de TR, e cuidados pós-transplante. Analise foi realizada por regressão logistica.

Resultados

940 pacientes foram analisados. 218 (23%) tiveram cultura do pré-tx positiva, 33 (4%) tinham criterio para infecção de corrente sanguinea, 49 (5%) urocultura com crescimento >105; 18 (2%) tiveram cultura positiva em mais de um sitio, e 44 (5%) casos a cultura foi polimicrobiana, os microorganismos mais isolados foram E. faecalis 46 (21%) e S. epidermidis 44 (21%). 28 (13%) tiveram o mesmo microorganismo isolado pós-TR, fatores de risco para esse evento foram retransplante (p 0,002), cultura pre-TR positiva para BGN resistente a carbapenemico (p 0,009) ou Candida spp (p<0,001)Pós-TR foram identificados 59 (6%) ITUs e 121 (13%) IFC. Fatores de risco para ITU foram urocultura positiva no pré-TR (p 0,002) e não realizar antibiotico profilaxia padrão (p 0,03); a cultura pre-TR não aumentou o risco de IFC na analise multivariada (p=0,1).

Discussão e Conclusões

Culturas positivas no pré-TR imediato podem aumentar o risco de ITU no pós-TR.

Palavras Chave

infecção de trato urinario; Candida; Enterococcus, infecção de sitio cirúrgico

Área

INFECÇÃO - Bactéria - Rim

Instituições

Universidade de São Paulo - São Paulo - Brasil

Autores

MARISTELA PINHEIRO FREIRE, WILLIAM KAZUNORI SEKIGUCHI, JOSE OTTO REUSING JUNIOR, FERNANDA SPADÃO, WILLIAM CARLOS NAHAS, ELIAS DAVID-NETO, LIGIA C. PIERROTTI