Dados do Trabalho
Título
SURTO RECORRENTE DE PSEUDOMONAS AERUGINOSA PRODUTORA DE CARBAPENEMASE (IMIP) EM PACIENTES TRANSPLANTADOS DE RIM
Introdução
As infecções por bacteria multidroga-resistente (MDRO) são uma importante causa de morbidade e mortalidade após transplante renal.
O objetivo desse estudo foi descrever um surto de P. aeruginosa produtora de carbapenemase (PARC) em uma enfermaria de transplante renal (TR)
Material e Método
Foram avaliados todos os pacientes internados na unidade de transplante renal após a reabertura da unidade após a pandemia de covid-19, de junho 2020 a maio de 2023. Todos os pacientes foram submetidos a cultura de vigilancia semanal durante todo o periodo de internação. A detecção de carbapenemase foi feita por teste imunocromatografico e confirmado por PCR. A clonalidade foi avaliada por sequenciamento total de genoma e determinação do MLST.
Resultados
No total foram identificados 41 pacientes com PARC, entre esses 28 (68%) eram produtoras de carbapenemase 26 (63%)IMIP positivo e dois VIM. Durante os anos de 2020 e 2021, apenas 4 casos de PARC IMIP+ foram identificado, e apartir de agosto/2022, 15 (58%) casos ocorreram. Entre as PARC IMIP+, a mediana de tempo de internação foi de 23 dias, 11 (42%) evoluiram com infecção, não houve diferença na taxa de infecção (p=0,28) e tempo de internação (p=0,52) entre os pacientes com PARC IMIP+ e os com PARC por outros mecanismos de resistencia. A maioria das infecções foram de trato urinário, 5 (45%), seguido de infecção de corrente sanguinea relacionada a cateter, 2 e Infeção de sitio cirurgico, 2. Todas as cepas PARC IMIP+ pertenciam ao MLST ST446, o mesmo das cepas de um surto anterior na unidade no ano de 2019 e o primeiro paciente identificado com esse patogeno no surto de 2019 permaneceu colonizado até 2021, sendo a fonte de varios casos secundários no periodo.
Discussão e Conclusões
pacientes transplantados podem permanecer colonizados por tempo prolongado perpetuando surtos hospitalares.
Palavras Chave
P. aeruginosa, colonização, surto, transplante renal, resistencia a carbapenêmico, sequenciamento total de genoma
Área
INFECÇÃO - Bactéria - Rim
Instituições
Instituto Adolfo Lutz - São Paulo - Brasil, Universidade de São Paulo - São Paulo - Brasil
Autores
MARISTELA PINHEIRO FREIRE, CARLOS HENRIQUE CAMARGO, FERNANDA SPADAO, JOSE OTTO REUSING JUNIOR, AMANDA YAEKO YAMADA, MARISA DE JESUS CASTRO LIMA, MARCELO LITIVOC, CAMILA GUIMARAES TIROLI, ANA PAULA CURY, FLAVIA ROSSI, WILLIAM CARLOS NAHAS, ELIAS DAVID-NETO, LIGIA C. PIERROTTI