Dados do Trabalho


Título

RECORRENCIA DA NEFROPATIA POR IGA APOS TRANSPLANTE RENAL: UMA REVISAO SISTEMATICA E META-ANALISE

Introdução

A recorrência de nefropatia por IgA (NIgA) após o transplante é um problema significativo, podendo levar à disfunção e perda do enxerto. No entanto, sua real prevalência ainda é incerta.

Material e Método

Revisão sistemática e meta-análise de estudos clínicos que avaliaram a recorrência de NIgA após transplante renal. Após registro do protocolo na base de dados OSF®, foi realizada uma busca sistemática da literatura nas bases PubMed e Scopus utilizando uma estratégia de busca com termos da base MeSH. A prevalência de recorrência nos estudos incluídos foi estimada pelo método de variância inversa e modelo randômico através do programa R Studio, sendo valores considerados significativos se p < 0,05.

Resultados

Foram incluídos 57 artigos de um total de 414 encontrados, com um total de 27.531 pacientes transplantados renais por NIgA. Na meta-análise, foi encontrada uma prevalência geral de recorrência de 24,0% (IC95% 19,7–28,6). Em estudos que utilizaram apenas critérios clínicos para indicação de biópsia renal (n = 37), houve uma prevalência de 24,4% (IC95% 19,7–28,6). Em estudos que realizaram rastreio utilizando protocolos de biópsias seriadas (n = 6), foi encontrada uma prevalência de 35,4% (IC95% 20,3 – 52,1). Já em estudos que combinaram ambas as estratégias (n = 4), foi encontrada uma prevalência foi de 26,2% (IC95% 22,1–30,6). A taxa geral de perda de enxerto por recorrência foi de 13,0% (IC95% 9,0–17,6; follow-up médio de 70,3 ± 47,6 meses).

Discussão e Conclusões

A real prevalência da recorrência da NIgA após transplante depende de diferentes protocolos institucionais utilizados para rastreio, sugerindo possíveis recorrências subclínicas da doença de significado ainda indeterminado. Novos estudos avaliando a evolução de pacientes com recorrências subclínicas são necessários.

Palavras Chave

Nefropatia por IgA, Recorrência, Transplante Renal, Glomerulonefrite, Rejeição

Área

RIM - Rejeição Crônica

Instituições

Massachusetts General Hospital, Harvard Medical School - - United States, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) - Minas Gerais - Brasil

Autores

PEDRO ALVES SOARES VAZ DE CASTRO, LEONARDO V. RIELLA