Dados do Trabalho
Título
ANALISE DE QUIMERISMO DE CELULAS T REGULADORAS EM TRANSPLANTADOS RENAIS E HEPATICOS
Introdução
Dados da literatura mostram a presença de quimerismo de células do doador e a importância das células T reguladoras (Tregs) na tolerância operacional. Sendo assim, avaliou-se a presença de quimerismo de Tregs do doador em transplantados renais e hepáticos e a associação com a evolução do enxerto.
Material e Método
Transplantados renais e hepáticos do Hospital Felício Rocho entre 2021 e 2023 (n=13) foram submetidos à coleta de material de swab bucal e sangue periférico. Com o DNA do swab bucal foi realizada uma triagem com 20 marcadores polimórficos através da Reação em Cadeia da Polimerase em Tempo Real (qPCR) para identificação de marcadores informativos (negativos no swab bucal). Posteriormente, com o DNA das Tregs extraídas do sangue, 3 marcadores informativos foram testados por qPCR para análise de quimerismo. Também foram estratificados os dados clínicos do receptor: sexo, idade, data do transplante (tx), tipo de aloenxerto e doador, e episódios de rejeição/infecção.
Resultados
A média de idade dos pacientes foi de 50,5 (+/- 14,5) anos, sendo 53,9% do sexo feminino e 46,1% do sexo masculino. O tempo médio pós tx foi de 10,8 meses. 61,6% receberam aloenxerto de doador vivo e 38,4% de doador falecido, sendo 77% renal e 23% hepático. 23% tiveram algum episódio de rejeição e 30,7% de infecção. Na triagem dos marcadores, em média, 5 deles foram informativos. Destes, 3 foram testados no DNA de Tregs, e foi encontrado uma média de 2 (+/- 1) marcadores positivos.
Discussão e Conclusões
Este é o primeiro trabalho a demonstrar marcadores de regiões polimórficas do DNA ausentes em células epiteliais bucais e presentes em células Tregs do sangue periférico de transplantados renais e hepáticos, sugerindo a existência de quimerismo de Tregs do doador e abrindo hipóteses de trabalho sobre quimerismo de Tregs e tolerância operacional.
Palavras Chave
Tolerância operacional
Quimerismo
Células T reguladoras
Área
IMUNOBIOLOGIA
Instituições
SIMILE IMUNOLOGIA APLICADA - Minas Gerais - Brasil, UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS - Minas Gerais - Brasil
Autores
TAMIRES MOREIRA GOMES, TAYNAN FERREIRA VIDIGAL, RENATA MONTI ROCHA, VALDINERIA OLIVEIRA BORGES, CRISTIANO XAVIER LIMA, HELTON DA COSTA SANTIAGO