Dados do Trabalho


Título

COMUNICAÇÃO DE MÁS NOTÍCIAS: EXPERIÊNCIA NA APLICAÇÃO DO PROTOCOLO SPIKES PARA CAPACITAÇÃO DE PROFISSIONAIS DE SAÚDE NA DOAÇÃO DE ÓRGÃOS E TECIDOS PARA TRANSPLANTES

Introdução

Comunicação de más notícias (CMN) é definida como qualquer informação que envolva uma mudança drástica na perspectiva de futuro em um sentido negativo. No contexto do processo de doação de órgãos e tecidos a comunicação é primordial desde o momento da possibilidade de abertura do protocolo de morte encefálica (ME) até o momento da entrevista familiar. O protocolo SPIKES engloba o que é importante na CMN no contexto de ME e doação de órgãos: acolhimento dos sentimentos frente a dor, empatia, presença e informações adequadas.

Relato do Caso

Relato de experiência sobre a aplicação do protocolo SPIKES para capacitação de profissionais de saúde na comunicação de más notícias no processo de doação de órgãos e tecidos no Estado de Goiás. Na prática observou-se que as capacitações direcionadas para o uso do protocolo podem facilitar a aprendizagem dos profissionais de saúde e sua atuação no processo de doação de órgãos e tecidos, melhorando seu desempenho.

Resultados

Nas capacitações para diagnóstico de morte encefálica para médicos, CIHDOTTs, OPOs e profissionais de saúde envolvidos no processo de doação de órgãos e tecidos, utilizou-se as etapas do protocolo SPIKES para apresentar o conteúdo sobre comunicação de más notícias, posteriormente aplicou-se as etapas em simulação realística para fixação do tema.

Discussão e Conclusões

Maior engajamento dos profissionais quanto ao conteúdo, facilidade em acompanhar e apoiar a comunicação de más notícias feita pelo médico e realizar a entrevista familiar, aumento no número de multiplicadores de CMN nas instituições hospitalares.

Palavras Chave

Comunicação em saúde, doação de órgãos, profissional de saúde e educação em saúde.

Área

ÉTICA, ENFERMAGEM, COORDENAÇÃO - Notificação

Instituições

Central Estadual de Transplantes do Estado de Goiás (CET-GO) - Goiás - Brasil, UNIFESP - São Paulo - Brasil

Autores

Eliana Nadim Saba, Bartira Aguiar Roza, Leila Márcia Pereira Faria, Giselle Maria Gomes Almeida Nunes