Dados do Trabalho


Título

O CENARIO DOS TRANSPLANTES EM AMBITO NACIONAL DE 2018 A 2022.

Introdução

O transplante de órgãos e tecidos ainda é um grande tabu, desde a abordagem com a família do possível doador até a doação de fato acontecer. É sabido que o cenário pós pandemia nos mostra a diminuição significativa nos transplantes, o que acarretou maior demanda e aumento da fila de espera por um novo órgão. O objetivo deste trabalho é apresentar dados sobre as internações devido processos/ procedimentos relacionados à transplantes, apresentar o cenário que antecedeu a pandemia e o impacto durante os alastre da doença.

Material e Método

Realizado uma análise quantitativa, que utilizou a base de dados pública DATASUS Tabnet. Indicador: Assistência à Saúde, Alça de Acesso: Produção Hospitalar (SIH-SUS), Dados Consolidados AIH (RD), por local de internação, a partir de 2008, Brasil por região Unidade Federação.

Resultados

Ao analisar a serie histórica identificamos que a região Sudeste é a região que mais interna para transplante, seguidos pela região Sul, região Nordeste, Centro-oeste e Norte e essas internações aconteceram em grande maioria próximos a feriados prolongados e festividades de final de ano.

Discussão e Conclusões

Cabe para esta nova etapa, pós pandemia, o resgate de estratégias de saúde pública para a divulgação e incentivo à doação de órgãos. Mais estudos serão necessários para apresentação de dados e desdobramento dessas internações.

Palavras Chave

Transplante.
Internações.
Brasil.

Área

ÉTICA, ENFERMAGEM, COORDENAÇÃO - Estatísticas locais

Instituições

Unicamp - São Paulo - Brasil

Autores

THUANY APARECIDA RISSATO VIEIRA, ELINARA GOUVEIA KIEHL, GIOVANA FOGAÇA DE SENNE, GUSTAVO BREGALDA MATTOS, THAINARA DOMINGUES BARBOSA, FRANCIELE APARECDA VECCHIA DIONATO