Dados do Trabalho
Título
MEDIDAS DE RESULTADOS RELATADOS PELO PACIENTE (PROMS) EM TRANSPLANTE DE FIGADO: UMA FERRAMENTA PARA CONTINUIDADE DO CUIDADO
Introdução
O transplante de fígado é uma forma de aumentar a sobrevida de pacientes portadores de doenças hepáticas irreversíveis agudas e crônicas, além de proporcionar melhor qualidade de vida. Após a realização do transplante, o paciente continua com uma condição de vida crônica com necessidade de acompanhamento permanente e seguimento de orientações específicas para garantir o bom funcionamento do enxerto.
Os PROMs medem a perspectiva do paciente em relação a sua qualidade de vida, funcionalidade, intensidade da dor, limitações de atividades, adesão ao tratamento.
O acompanhamento dos pacientes é uma estratégia para identificar sinais de alertas e transmiti-los às equipes de saúde.
Material e Método
Estudo descritivo, retrospectivo, com análise quantitativa dos dados durante o período de abril de 2016 a dezembro de 2022 de pacientes acompanhados pela Célula de Desfechos que realizaram transplantes de fígado.
Resultados
No seguimento pós-alta, 467 pacientes foram acompanhados, com aplicação de questionários estruturados para PROMs. Através desse contato, 113 (24%) pacientes reportaram sintomas e relatos considerados como sinais de alerta: 66 (58%) sintomatologia, 26 (23%) falha na adesão ao imunossupressor, 12 (11%) alteração do estado emocional e 9 (8%) consumo de bebida alcoólica.
Todos os sinais de alertas foram transmitidos à equipe do Programa de Transplantes para a continuidade do cuidado.
As seguintes condutas foram tomadas: 76 (67%) orientação clínica e educação da adesão medicamentosa, 27 (24%) consultas adiantadas, 3 (3%) agendamento com a psicologia e 7 (6%) orientação consumo bebida alcoólica.
Discussão e Conclusões
O uso de PROMs no acompanhamento pós-transplante promove o cuidado centrado no paciente. Os alertas identificados são relevantes para gerar evidências sobre o quadro clínico e agregar na jornada de valor.
Palavras Chave
Medidas de resultados relatados pelo paciente, PROMs, transplante de fígado, continuidade do cuidado.
Área
FÍGADO – Registros/Resultados do Centro
Instituições
Hospital Israelita Albert Einstein - São Paulo - Brasil
Autores
DAISA MESQUITA ESCOBOSA, CAROLINA IVO DE ARAUJO, PALOMA SANTANA OLIVEIRA, BEATRIZ SILVA PIMENTA, JESSICA MARTINS LANZONI, VANESSA DAMAZIO TEICH