Dados do Trabalho
Título
POR QUE AS FAMÍLIAS DE DOADORES ELEGÍVEIS RECUSAM A DOAÇÃO DE ÓRGÃOS PARA TRANSPLANTES?
Introdução
O maior obstáculo para aumentar o número de transplantes está na escassez de órgãos. A doação de órgãos é autorizada pelas famílias de potenciais doadores, segundo legislação brasileira. A recusa familiar ainda apresenta elevados índices, o que impacta na efetivação de doações. Objetivo: Descrever os motivos de recusa apresentados por familiares de doadores em morte encefálica (ME) em Goiás.
Material e Método
Trata-se de um estudo descritivo, transversal e retrospectivo. Os dados foram obtidos na Central Estadual de Transplantes em Goiás, de janeiro de 2019 a dezembro de 2022.
Resultados
Dentre as 1.825 notificações de ME realizadas em Goiás, no período, foram feitos 1.075 diagnósticos de ME (59% de doadores elegíveis). A taxa média anual de potenciais doadores, em Goiás, foi de 63 pmp (por milhão de população), ficando acima da média nacional (56 pmp). Dos 1.075 doadores elegíveis, efetivaram-se 322 doações (30%). A taxa média anual de doadores efetivos ficou em 11 pmp, em Goiás e 16 pmp, no Brasil. Foram realizadas 1.061 entrevistas com familiares, onde 387 (36%) aceitaram doar e 674 (64%) negaram a doação. Das 674 entrevistas que resultaram em não doação, os principais motivos foram 25% por doador contrário à doação em vida, 23% por manter integridade do corpo, 21% por receio na demora do processo e 20% dos familiares eram contrários à doação.
Discussão e Conclusões
A principal causa de não doação de órgãos é a não autorização familiar, sendo o motivo mais frequente o doador, em vida, ser contrário à doação, seguido do medo da desfiguração do corpo. É um árduo desafio para as equipes de saúde reduzir essa elevada recusa familiar. O caminho é conscientizar a população da importância da doação, explicar com clareza todo o processo de ME e recomposição do corpo, porém sem desrespeitar a autonomia da pessoa em vida.
Palavras Chave
Doação de órgãos; recusa familiar; transplantes
Área
RIM - Registros/Resultados do Centro
Instituições
CENTRAL ESTADUAL DE TRANSPLANTES DE GOIÁS - Goiás - Brasil, PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS - Goiás - Brasil
Autores
FABIA MARIA OLIVEIRA PINHO, KATIUSCIA CHRISTIANE FREITAS, LEILA MÁRCIA PEREIRA DE FARIA, KATIULCY CARVALHO OLIVEIRA, RICARDO RIBAMAR DA SILVA, ELIANA NADIM SABA, KAROLINE GARCIA SANTANA, MICHEL SEBBA CHATER, CID DE LANA LEÃO, DAVI DE OLIVEIRA SOARES, HENRIQUE BARBOSA FERNANDES, MATHEUS HILÁRIO VAZ M MESQUITA, BARBARA IZARIAS BARBOSA, MANUELA UCHOA GOMES, MARIA DE LOURDES ROSA DOS PASSOS