Dados do Trabalho


Título

HEPATITE C RELACIONADO A CARCINOGENESE E A NECESSIDADE DE TRANSPLANTE HEPATICO - UMA REVISAO DE LITERATURA

Introdução

Nos últimos 50 anos o transplante hepático evoluiu exponencialmente, as principais etiologias que culminam em transplante são o vírus da hepatite C (VHC), carcinoma hepatocelular, álcool e esteato-hepatite não alcoólica (MACIEL, et al, 2021). Relacionado à patogênese do VHC e a evolução grave da doença hepática, ainda é pouco compreendida (Ahmed, et al,.2020).

Material e Método

Foram utilizados os termos de pesquisa, como hepatite C, transplante de fígado, tratamento e fisiopatologia da hepatite C. Sendo esses artigos filtrados conforme a relevância do tema, utilizando meta análises, estudos randomizados e revisões sistemáticas, pesquisados nas bases de dados científicas PubMed e Scielo. Analisamos 57 artigos publicados entre 2017 e 2023. E excluímos 51 devido a inadequação ao tema.

Resultados

O VHC em fase crônica pode gerar carcinoma hepatocelular (CHC), cirrose e outras afecções sistêmicas com manifestações extra-hepáticas (Sakharkar, et al,.2020). Muitas vias de sinalização têm sido foco de estudos, como as vias que regulam a proliferação celular, a angiogênese e invasão vascular, com destaque a aquelas que participam do proto-oncogene BRAF, uma vez avaliando simultaneamente as vias regulatórias e múltiplos genes, poderia ajudar a identificar os fatores causais, marcadores para detecção precoce e predição de prognósticos, além de novas abordagens terapêuticas (Garcia, et al,. 2021). Em relação a terapia antiviral do VHC, segundo O'Leary, et al,.2017, foi realizado um estudo em 46 pacientes com uma média de 5 anos pós-transplante, onde foi realizado tratamento com simeprevir + sofosbuvir, com ou sem ribavirina, o qual se mostrou eficaz e bem tolerado.

Discussão e Conclusões

Apesar da patogênese viral não ser bem estabelecida, as terapias tradicionais possuem eficácia para o controle do VHC.

Palavras Chave

Transplante. Hepatite C. Carcinogênese. Tratamento da hepatite C.

Área

INFECÇÃO - Vírus - Fígado

Instituições

UNIVERSIDADE PARANAENSE - UNIPAR - Paraná - Brasil, UNIVERSIDADE PRIVADA DEL ESTE - UPE - - Paraguay

Autores

THALYTA CUSTÓDIO , PEDRO HENRIQUE SILVA, MARIA EDUARDA MENEZES BRAGA, MARIANA VITÓRIA GASPERIN