Dados do Trabalho


Título

A ABORDAGEM TERAPEUTICA COM 17Β-ESTRADIOL MODULA A ATIVAÇAO DA MICROGLIA APOS ISQUEMIA E REPERFUSAO VISCERAL.

Introdução

O transplante de órgãos é muitas vezes o único tratamento para pacientes em estado terminal de diversas doenças crônicas. Neste contexto, o processo de isquemia e reperfusão (IR) é inevitável. Estudos indicam que o 17β-estradiol (E2) tem potencial terapêutico de diminuir as diversas alterações sistêmicas desencadeadas pela IR. Diante disso, objetivamos avaliar os efeitos do tratamento com E2 no parênquima cerebral após IR visceral.

Material e Método

Foram utilizados ratos Wistar machos divididos em três grupos: SHAM: falso operado. IRV: animais submetidos a IR visceral. E2: animais submetidos a IR que após uma hora após a reperfusão foram tratados com E2 (280 μg/Kg, i.v.). IRV de 20 minutos foi induzida pela insuflação de cateter 2-Fogarty® na aorta descendente seguido por um período de reperfusão (4h). A ativação da micróglia no parênquima cerebral foi avaliada pelo ensaio de imuno-histoquímica (marcação de anti-iba-1).

Resultados

No lado esquerdo do parênquima cerebral o número de células ativas da micróglia foi maior no grupo IRV em relação ao SHAM (IRV: 25,3 ± 4,1; SHAM: 19,4 ± 2,6 células ativas/mm²; p= 0,04). Observamos redução na quantidade de células ativas no grupo E2 quando comparado com o grupo IRV, no lado direito (E2: 16,36 ± 2; IRV: 25,31 ± 4 células ativas/mm²; p= 0,02) e no esquerdo E2: 17,39 ± 2; IRV: 25,04 ± 5 células ativas/mm²; p= 0,05) do parênquima cerebral.

Discussão e Conclusões

A ativação da micróglia mostrou que uma cascata neuroinflamatória foi desencadeada pelo processo de isquemia e reperfusão. Estudos mostram que o processo inflamatório sistêmico pode ser responsável por desencadear alterações fisiológicas sistêmicas, incluindo complicações neurológicas e cognitivas. Ainda, vimos que o 17β-estradiol foi capaz de modular a ativação da micróglia após a IRV.
Financiamento: 2018/25759-3 FAPESP

Palavras Chave

Terapia; Hormônio; Oclusão aórtica.

Área

MULTIDISCIPLINAR - Farmácia

Instituições

Universidade de São Paulo- USP - São Paulo - Brasil

Autores

PEDRO LUIZ ZONTA DE FREITAS, MARCELO NUNES DE SOUZA , LUCAS FERREIRA DA ANUNCIAÇÃO , FERNANDA YAMAMOTO RICARDO-DA-SILVA, LUIZ FELIPE PINHO MOREIRA, CRISTIANO DE JESUS CORREIA , ANA CRISTINA BREITHAUPT-FALOPPA