Dados do Trabalho


Título

TRANSPLANTES REALIZADOS POR CARCINOMA HEPATOCELULAR NO HOSPITAL DE CLINICAS DA UNICAMP EM 2022.

Introdução

O carcinoma Hepatocelular é responsável por mais de 90% das neoplasias malignas hepáticas primárias, ele é a terceira doença maligna mais comumente diagnosticada no mundo, com aumento importante de incidência nos últimos anos, tornando-se a terceira causa mais comum de mortalidade relacionada ao câncer, pois apesar de apresentarem menor MELD fisiológico, eles têm elevada mortalidade independente de função hepática mas relacionada a progressão tumoral. Diante desta condição são contemplados com pontuação extra na lista de espera devido aos critérios para situação especial. O transplante hepático é o mais indicado para estes casos.

Material e Método

Pesquisa de caráter quantitativo, estudo realizado através de levantamento de dados estatísticos da Unidade de transplante hepático da Unicamp,os dados coletados eletronicamente e organizado em tabela Excel e posteriormente realizado o gráfico.

Resultados

No ano de 2022 foram realizados no total 32 transplantes hepáticos no Hospital de Clínicas da Unicamp, desses,18 foram por Carcinoma Hepatocelular (gráfico 1) e o restante por outras patologias. Apesar do número reduzido de transplantes realizados em relação aos dois anos anteriores, o CHC prevalece liderando o ranking de transplantes realizados em nosso serviço.

Discussão e Conclusões

Devido aos critérios para situação especial que contempla os pacientes com uma pontuação extra na lista de espera e o crescente aumento da incidência de carcinoma Hepatocelular nos últimos anos, nota-se que o maior número de transplante hepático realizado no último ano em nosso serviço é por esta condição.

Palavras Chave

Carcinoma Hepatocelular, Transplante Hepático, MELD

Área

ÉTICA, ENFERMAGEM, COORDENAÇÃO - Pós-operatório

Instituições

Unicamp - São Paulo - Brasil

Autores

JULIANA PAULINA ELIAS, TALITA OLIVEIRA COLADO , CELIA REGINA SOUZA, ILKA FATIMA FERREIRA SANTANA BOIN