Dados do Trabalho
Título
VIVENCIAS DO CUIDADO DE ENFERMAGEM EM UMA UNIDADE DE TRANSPLANTE RENAL EM GOIAS: RELATO DE EXPERIENCIA.
Introdução
A Doença Renal Crônica (DRC),é uma condição na qual os rins perdem a capacidade de efetuar suas funções básicas. O processo de envelhecimento do indivíduo favorece o aumento das doenças renais. O prognóstico da doença é ruim e os tratamentos possuem um custo elevado, sendo o transplante renal o mais barato, oferecendo ainda, melhora na qualidade de vida dos pacientes. Nesse sentido, é preciso pensar na atuação do profissional de enfermagem que tem um papel fundamental nos períodos de pré, intra e principalmente no pós operatório. Com esse entendimento, objetivou-se, neste estudo, relatar as experiências vivenciadas por enfermeiros residentes na assistência direta aos pacientes submetidos ao transplante renal.
Relato do Caso
Estudo descritivo do tipo relato de experiência, vivenciado pelos residentes de enfermagem no Programa de Residência Multiprofissional em Endocrinologia no Estado de Goiás, desenvolvido em uma unidade de referência de transplante renal.
Resultados
A taxa de transplantes realizados nos dois meses foram de 22 ao total. Dentre as atividades vivenciadas pelos enfermeiros residentes, foram separados 5 temas para discussão e apresentação dessa experiência, sendo eles: Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE); Cuidados com a ferida operatória e drenos; Balanço hídrico; Medicações utilizadas no pós operatório e Intercorrências pós transplante renal, bem como realizado paralelo com a literatura científica.
Discussão e Conclusões
O período de observação possibilitou aos enfermeiros residentes momento de aprendizagem, reflexão e solidificação do enfermeiro em uma unidade de transplante renal, momento em que se pode observar a importância do conhecimento teórico-prático para elencar diagnósticos de enfermagem, traçar metas e intervenções voltadas às necessidades reais dos pacientes renais crônicos.
Palavras Chave
Doença renal crônica; Transplante Renal; Cuidados de enfermagem; Período pós-operatório;
Área
ÉTICA, ENFERMAGEM, COORDENAÇÃO - Pós-operatório
Instituições
Hospital Estadual Dr. Alberto Rassi - HGG - Goiás - Brasil
Autores
Willian Henrique Guimarães Costa, Maria Luzia Silva Lima, Naiara Rodrigues Ribeiro, Caroline Marinho de Araújo, Jaqueline Rodrigues Stefanini