Dados do Trabalho
Título
PROPOSTA DE INOVAÇAO TECNOLOGICA PARA TRANSPORTE DE ORGAOS E TECIDOS PARA TRANSPLANTE
Introdução
Apesar da relevância internacional do sistema brasileiro de transplantes, é necessário enfrentar desafios para ampliar o acesso a esse procedimento e reduzir o número de pessoas aguardando por transplante, estimado em cerca de 52 mil. O transporte é uma das etapas problemáticas, devido à falta de controle adequado de parâmetros que podem comprometer a integridade dos órgãos. A fim de possibilitar a resolução desta dificuldade, um grupo de pesquisadores objetiva desenvolver e validar inovação tecnológica (embalagem) que viabilize o transporte seguro de órgãos e tecidos para transplantes.
Material e Método
Estudo de desenvolvimento de inovação tecnológica realizado por meio de metas físicas desde a capacitação da equipe executora, estudos de melhorias e aprimoramento, desenvolvimento de modelos virtuais e de procedimentos que compõem o protocolo de ensaios e demonstração das funções do protótipo em ambiente operacional e relevante.
Resultados
A inovação encontra-se na fase de produção em nível de maturidade TRL6. Nas próximas etapas do estudo, serão utilizados órgãos e tecidos de suínos a fim de validar a inovação conforme parâmetros de integridade de órgãos e tecidos para transplante. Essas etapas foram aprovadas pelo Comitê de Ética em Pesquisa com o Uso de Animais sob parecer nº 4197081221.
Discussão e Conclusões
A pesquisa dessa inovação tecnológica é financiada pela FINEP, vinculada ao Ministério da Ciência e Tecnologia do Brasil. A parceria envolve a Universidade Federal de São Paulo, o Instituto Mauá de Tecnologia, o Instituto de Tecnologia de Alimentos da Secretaria do Estado de São Paulo e São Rafael Indústria e Comércio Ltda. A colaboração de especialistas de diferentes áreas demonstra o compromisso em desenvolver embalagem adequada, submetida a testes rigorosos e validada para alcançar esse propósito.
Palavras Chave
Transplantes; Estudo de Validação; Projetos de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação; Segurança do Paciente; Qualidade da Assistência à Saúde; Enfermagem.
Área
ÉTICA, ENFERMAGEM, COORDENAÇÃO - Estatísticas locais
Instituições
Instituto de Tecnologia de Alimentos - São Paulo - Brasil, Instituto Mauá de Tecnologia - São Paulo - Brasil, São Rafael Indústria e Comércio Ldta. - São Paulo - Brasil, Universidade Federal de São Paulo - São Paulo - Brasil
Autores
BARTIRA DE AGUIAR ROZA, JANINE SCHIRMER, SIBELE MARIA SCHUANTES PAIM, RENATA FABIANA LEITE, LEANDRO TRICARICO, SELMA FERRER DA SILVA, ROSANA PAULA BEZERRA, ANTONIO CARLOS DANTAS CABRAL, ARI NELSON RODRIGUES COSTA, MAURO JOSÉ SANDRI, ANA PAULA REIS NOLÊTTO, DANIELLE ITO, ST SAFE-TX TEAM