Dados do Trabalho
Título
DOENÇA DE ROSAI-DORFMAN COM APRESENTAÇAO ATIPICA EM PACIENTE TRANSPLANTADO RENAL - RELATO DE CASO
Introdução
A doença de Rosai-Dorfman (DRD) é uma rara histiocitose de células não Langerhans caracterizada pelo acúmulo de histiócitos ativados nos tecidos afetados com prevalência de 1:200.000, sendo mais frequente em crianças/adultos jovens, homens e afrodescendentes.
Relato do Caso
Paciente masculino, 31 anos, com doença renal crônica (DRC) secundária a refluxo vesicoureteral, transplantado renal com doador falecido há 17 anos, em uso de micofenolato de sódio e sirolimo, e função renal preservada. Há meses com dor óssea, poliartralgia em membros inferiores e perda ponderal significativa. Na investigação, múltiplas lesões ósseas com predomínio epifisário acometendo joelhos, tornozelos e pés, com ausência de linfonodomegalias e sem alterações em crânio. Função renal mantendo-se preservada e sem elevação de paratormônio. Sem evidências de malignidade/doenças linfoproliferativas em biopsia de medula óssea.
Resultados
Submetido a biópsia de lesão lítica maleolar que revelou infiltrado celular composto por histiócitos grandes com citoplasmas amplos, exibindo emperipolese e imuno-histoquímica com S100 e CD68 positivos e CD1a negativo, sendo feito diagnóstico de DRD.
Discussão e Conclusões
A DRD é uma doença rara, que pode se manifestar com ampla variedade de fenótipos clínicos, sendo a apresentação nodal a mais clássica - com predomínio de linfadenopatia cervical bilateral. O envolvimento extranodal foi relatado em 43% dos casos, e o comprometimento ósseo em 5% a 10% deles, tipicamente em associação com doença nodal. O caso apresentou-se de forma atípica, apenas com lesões ósseas e sem acometimento nodal. Os principais diagnósticos diferenciais no caso de paciente transplantado renal com lesão óssea são o hiperparatireoidismo secundário e a doença linfoproliferativa, ambos descartados na investigação diagnóstica.
Palavras Chave
Doença de Rosai-Dorfman; Envolvimento extra-nodal; Dor óssea; Transplante renal.
Área
RIM - Complicações
Instituições
HUCFF - UFRJ - Rio de Janeiro - Brasil
Autores
AMANDA CARVALHO DE SOUZA OBEICA, RENATO TORRES GONÇALVES, MARCOS ANDRE ALVES ROSA SANTOS, MARCELO BRAGANÇA DOS REIS OLIVEIRA, FLAVIA MARTINS COSTA, ANDRE LUIS BARREIRA, TALITA MOURAO CHAVES CORRIÇA LOYOLA