Dados do Trabalho


Título

POTENCIAL IMUNOSSUPRESSOR DA TERAPIA CELULAR COM CELULAS T REGULADORAS ALOGENICAS E SINGENICAS EM TRANSPLANTE DE PELE MURINA

Introdução

Células T reguladoras (Tregs) têm sido objeto de estudos a fim de induzir tolerância operacional em transplantes alogênicos. Propõe-se que células Tregs específicas para HLAs do órgão transplantado possa contribuir no alcance da tolerância operacional. Investigamos o efeito das células Tregs do doador em modelo de transplante de pele murino, vislumbrando uma perspectiva de uso futuro em pacientes transplantados.

Material e Método

Tregs FoxP3GFP do doador e do receptor foram separadas por kit comercial e foram transferidas por infusão na veia ocular em camundongos que receberam transplante alogênico de pele. A frequência de células produtoras de citocinas, sua fenotipagem e cross-matching (avaliação de anticorpos reativos ao soro do doador) foram analisados por citometria de fluxo. A Rejeição foi avalidada com score de 0 (nenhuma rejeição) a 5 (rejeição total). O infiltrado celular, inclusive a presença de Tregs no enxerto, foi avaliado por microscopia convocal.

Resultados

A terapia com Tregs do doador induziu melhor tolerância operacional quando comparadas a terapia com Tregs singênicas promovendo melhor aceite do transplante conforme avaliado pelo score clínico, diminuindo a rejeição humoral e a produção de IFN-γ. Além disso, observamos maior produção de IL-10 por células T e aumento da expressão de CTLA-4 e LAP, fatores associados a maior tolerância imunológica. A microscapia confocal mostrou presença de Tregs do doador e do próprio receptor no local do enxerto. A histologia mostrou menor infiltrados inflamatório nos exertos que receberam terapia com células Tregs do doador.

Discussão e Conclusões

As células Treg do doador promovem melhor tolerância operacional quando comparadas a Tregs do próprio receptor, sendo ferramenta interessante para uso em transplantes de órgãos sólidos em humanos.

Palavras Chave

Palavras-chave: Terapia Celular Treg, Rejeição de Transplante, Tolerância Operacional.

Área

HISTOCOMPATIBILIDADE/IMUNOGENÉTICA

Instituições

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS - Minas Gerais - Brasil

Autores

MICHELE FARIA RAMOS, CAROLINE LEONEL VASCONCELOS DE CASTRO, MARIANA SOUZA VIEIRA SALDANHA, TERTULIANO ALVES PEREIRA NETO, LEONARDO GOMES VAZ, MICHELLY ADRIANE DOS REIS SILVA, DAIANA YIVELY OSORIO TABORDA, WALISON SILVA NUNES, CRISTOFEM RAMOS BRAGA, ÊNIO FERREIRA, LUCÍOLA DA SILVA BARCELOS, PAULA VIEIRA TEIXEIRA VIDIGAL, CRISTIANO XAVIER LIMA, HELTON DA COSTA SANTIAGO