Dados do Trabalho
Título
CONSTRUÇÃO DE APLICATIVO MÓVEL PARA BUSCA ATIVA DE POTENCIAIS DOADORES DE ÓRGÃOS E TECIDOS PARA TRANSPLANTES
Introdução
Construir um protótipo de aplicativo móvel para otimizar a busca ativa para a detecção de Potenciais Doadores de Órgãos e Tecidos para Transplantes.
Material e Método
Acompanhamento do profissional enfermeiro na busca ativa de pacientes em Unidades de Cuidados Críticos, em coma arresponsivo, com suspeita de Morte Encefálica, para posterior elaboração de um protótipo de aplicativo móvel, projeto de mestrado desenvolvido em conjunto com a Comissão Intra Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes do Hospital Universitário de Maringá – CIHDOTT/HUM – Paraná – Brasil, sob aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa CAAE 51829121.5.0000.0104.
Resultados
O profissional enfermeiro da CIHDOTT atua coordenando e executando varias ações relacionadas ao processo de doação/transplante, entre essas ações destacam-se a identificação de potenciais doadores através da busca ativa diária em Unidades de Terapia Intensiva e Unidades de Urgência e Emergência. Essa identificação ocorre por meio de avaliação neurológica dos reflexos, através de estímulos clínicos. Dessa forma, a uso de uma tecnologia em saúde aplicada a esse processo de busca por pacientes em coma arresponsivo, otimiza o trabalho do enfermeiro, beneficiando e garantindo maior segurança no processo de identificação do potencial doador.
Discussão e Conclusões
A qualidade no serviço de saúde se dá por meio da detecção do problema e posteriormente sistematização adequada da assistência visando sua resolução. Diante disso, o uso de uma tecnologia móvel durante a busca ativa diária de pacientes em coma GLASGOW1, pode contribuir de forma significativa para aprimorar o registro e monitoramento para identificação precoce de pacientes com suspeita de Morte Encefálica, Potenciais doadores, evitando perdas de Doações de Órgãos e Tecidos para Transplante.
Palavras Chave
Doação de Órgãos e Tecidos, Sistematização da Assistência, Tecnologia em Saúde.
Área
ÉTICA, ENFERMAGEM, COORDENAÇÃO - Notificação
Instituições
ESCOLA DE ENFERMAGEM DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO - São Paulo - Brasil, HOSPITAL UNIVERSITÁRIO DE MARINGÁ - Paraná - Brasil, UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ - Paraná - Brasil
Autores
ROSANE ALMEIDA DE FREITAS, MARTINA MESQUITA TONON, ELLEN CATARINE CABIANCHI, CÁTIA MILLENE DELL'AGNOLO, RAFAEL RODRIGO DA SILVA PIMENTEL, MARCELO JOSÉ DOS SANTOS, ANDRÉ ESTEVAM JAQUES