Dados do Trabalho


Título

O IMPACTO DA EDUCAÇAO EM COMUNICAÇAO EM SITUAÇOES CRITICAS NA DIMINUIÇAO DA NAO AUTORIZAÇAO FAMILIAR

Introdução

A não autorização familiar é um dos fatores limitantes para aumentar o número de doação de órgãos no Brasil. A educação dos profissionais envolvidos no processo de doação em habilidades comunicativas é fundamental para garantir uma melhor percepção das famílias e proporcionar um clima adequado no momento da entrevista familiar. A Central de Transplantes de Santa Catarina se destaca pelo grande esforço em formação dos profissionais, o que levou o Estado a um dos melhores resultados em consentimento familiar para doação do Brasil.
Objetivo: Verificar a correlação entre o número de profissionais capacitados em comunicação em situações críticas e não autorização familiar.

Material e Método

Estudo retrospectivo que examinou a correlação entre o número de profissionais capacitados no curso de comunicação em situações críticas e a taxa de não autorização familiar para doação de órgãos no estado de Santa Catarina no decorrer dos anos de 2009 a 2022, excetuando os anos da pandemia (2020 e 2021). Utilizamos o índice de correlação de Pearson para correlacionar as duas variáveis.

Resultados

No período do estudo, foram capacitados 2305 profissionais de saúde e a não autorização familiar do período foi de na média 37,1%, sofrendo redução de 56,6% em 2009 para 27,4% em 2022. Houve correlação negativa, entre o número de profissionais capacitados e o percentual de não autorizações familiares (r = -0,68, p =0,001).

Discussão e Conclusões

Os resultados sugerem que a capacitação de profissionais pode contribuir para a redução nos índices de não autorização familiar. Investir na formação em comunicação em situações críticas pode contribuir para incrementar as habilidades e a confiança dos profissionais para se relacionar com as famílias potencialmente doadoras.

Palavras Chave

Educação de profissionais de áreas críticas; comunicação em situações críticas; não autorização familiar.

Área

ÉTICA, ENFERMAGEM, COORDENAÇÃO - Notificação

Instituições

OPO - HOSPITAL SANTA ISABEL - Santa Catarina - Brasil

Autores

GLAUCO ADRIENO WESTPHAL, ALINE GHELLERE PAVEI, JOEL DE ANDRADE, CHARLENE VERUSA DA SILVA, KAROLINE GAVA