Dados do Trabalho


Título

LEVANTAMENTO DE REQUISITOS PARA CONSTRUÇAO DE UM STORYBOARD PARA FAMILIARES DE POTENCIAIS DOADORES DE ORGAOS E TECIDOS

Introdução

A trajetória dos autores vivenciadas durante dois anos na Central de Transplantes do Amazonas, trouxe à tona aspiração em fortalecer uma lacuna existente no processo de doação e transplante de órgãos e tecidos. Foram observadas diversas justificativas descritas nos prontuários do potencial doador por parte dos familiares referente a não doação impactando negativamente na realização dos transplantes.

Material e Método

Utilizou-se dados quantitativos levantados em prontuários de potenciais doadores de órgãos de 2017 a 2021 identificando os principais motivos de recusa familiar, grau de parentesco do familiar entrevistado, em seguida estruturou-se esses dados para sustentar a construção dos sprinters que serão utilizadas no storyboard. O estudo seguiu os preceitos éticos por se tratar de dados em prontuários obteve a anuência da central de transplantes e obteve dispensa por meio de TCUD.

Resultados

Foram realizadas 225 entrevistas familiares e destas, 135 (60%) tiveram o desfecho de recusa. Dentre os principais motivos da não efetivação da doação cita-se: familiares desejam o corpo integro, opiniões divergentes e paciente contrário a doação em vida. Sobre parentesco dos familiares entrevistados 41,35% eram de primeiro grau, 42,11% de segundo grau e 16,54% não constavam a informação do vínculo familiar.

Discussão e Conclusões

A literatura evidencia que os métodos tradicionais, como a utilização de folders e cartazes, não são efetivos o suficiente para a disseminação do conhecimento sobre a temática. Conclui-se que, a escassez de divulgação e campanhas que visam sensibilizar as pessoas para expressar em vida o desejo de ser doador podem estar contribuindo para o aumento dessas negativas. Dessa forma, sugere-se a utilização das tecnologias educacionais e mídias sociais como estratégias de divulgação e sensibilização sobre o tema.

Palavras Chave

Transplante de órgãos; Obtenção de Órgãos; Morte Encefálica; Família; Tecnologia

Área

ÉTICA, ENFERMAGEM, COORDENAÇÃO - Estatísticas locais

Instituições

Universidade do Estado do Amazonas - Amazonas - Brasil

Autores

BRUNO FELIPE VARGAS JULIÃO, FRANCISCA FÉLIX ROCHA, ELIELZA GUERREIRO MENEZES, EIDIE SOUZA QUEIROZ, GECILENE SEIXAS NASCIMENTO CASTELO BRANCO, MARIA GLENY BARBOSA SOARES