Dados do Trabalho
Título
A VIVÊNCIA DE UM ACADÊMICO DE MEDICINA EM UMA EQUIPE DE TRANSPLANTE DE ÓRGÃOS: RELATO DE EXPERIÊNCIA
Introdução
No cuidar das pessoas está implícita a relação humana, o vínculo afetivo, condição inerente à prática médica. Touso e Figueiredo (2020) criticam que a educação médica ao se apoderar do desenvolvimento da tecnologia incrementou os procedimentos da área, ao mesmo tempo diminuiu o valor da dimensão humana no exercício da medicina. Todavia, é possível por meio de ações planejadas, associar o fazer técnico com o pensar mais humano (Nascimento; Erdmann, 2006). O objetivo deste trabalho foi relatar a experiência vivenciada por um acadêmico de medicina em uma equipe de transplante de órgãos permitindo compreensão técnica e humana dos procedimentos envolvidos.
Material e Método
Relato da experiência de participação em uma equipe de transplante de fígado de um município do interior do estado de São Paulo.
Resultados
As experiências e descobertas contribuíram para sua formação profissional e pessoal. Permitiu explorar os diferentes estágios desse procedimento complexo e as emoções envolvidas na jornada do paciente, desde a esperança e a gratidão até a ansiedade e o medo. Permitiu compreender a importância de uma abordagem multidimensional no cuidado desses pacientes, considerando a intervenção cirúrgica, os aspectos psicossociais, éticos e a qualidade de vida. Através dessas vivências, pode aprender sobre o poder transformador dos transplantes na melhoria da qualidade de vida e a importância da ética e da responsabilidade no cuidado aos pacientes.
Discussão e Conclusões
Essa vivência proporcionou uma oportunidade única de aprimorar habilidades práticas, aprofundar o conhecimento anatômico e compreender a importância do trabalho em equipe para o sucesso da cirurgia. Concluindo, este novo cenário de prática possibilitou a compreensão da magnitude dessa intervenção e a esperança que ela oferece aos pacientes com doenças terminais.
Palavras Chave
transplante, humanização, estudante de medicina, habilidade clínica.
Área
FÍGADO – Registros/Resultados do Centro
Instituições
UNIVERSIDADE DE MARÍLIA (UNIMAR) - São Paulo - Brasil
Autores
PEDRO BERALDO BORBA, DÉBORA LORENZETTI, FRANCISCO ANTONIO SERGI FILHO