Dados do Trabalho


Título

TRANSPLANTE RENAL APOS O TRANSPLANTE PULMONAR: SERIE DE RELATO DE CASOS EM UM GRANDE CENTRO TRANSPLANTADOR

Introdução

A disfunção renal grave em pacientes transplantados pulmonares é uma complicação comum e
significativa em pacientes submetidos a transplante pulmonar, sendo uma das principais causas a toxicidade dos medicamentos imunossupressores. Além disso, os pacientes transplantados pulmonares podem apresentar complicações que afetam indiretamente a função renal como a insuficiência cardíaca congestiva e infecções graves.
Em casos graves e refratários, pode ser necessário recorrer à diálise ou ao transplante renal para restaurar a função renal. A decisão de realizar um transplante renal em um paciente transplantado pulmonar é complexa e depende da avaliação cuidadosa dos riscos e benefícios individuais.

Relato do Caso

Assim, nesse trabalho pretendemos fazer uma série de relatos de casos com 10 casos de pacientes transplantados pulmonares em nosso serviço que foram submetidos a transplante renal nos últimos 10 anos, analisando a evolução e desfecho desses casos.

Resultados

Houve 1 óbito no pós operatório imediato, 2 pacientes evoluíram a óbito após o transplante renal por complicações infecciosas, 1 paciente necessitou ser submetido a um novo transplante renal e 1 paciente está em avaliação para o mesmo procedimento, 5 pacientes evoluíram de forma favorável, estando vivos e com boa função renal até o momento.

Discussão e Conclusões

Em conclusão, um transplante renal após um transplante pulmonar é um procedimento complexo que requer cuidadosa consideração e planejamento. No entanto, pode ser uma opção viável para pacientes que apresentam disfunção renal como resultado de sua terapia
imunossupressora ou outras complicações após um transplante pulmonar.

Palavras Chave

transplante pulmonar
transplante renal
imunossupressão
disfunção renal grave

Área

CORAÇÃO/PULMÃO

Instituições

Incor/HCFMUSP - São Paulo - Brasil

Autores

Juliana Patricia Pires, Priscila Cilene Leon Bueno Camargo, Silvia Vidal Campos, Rafael Medeiros Carraro, Andre Nathan Costa, RIcardo Henrique Oliveira Braga Teixeira, Carlos Eduardo Freitas Belon, Elissa Ayumi Okuno, Flavio Pola dos Reis, Samuel Lucas dos Santos, João Pedro Carneiro Leão, Lucas Matos Fernandes, Luis Gustavo Abdala, Paulo Manuel Pego-Fernandes