Dados do Trabalho
Título
PROPOSTA DE INSTITUCIONALIZAÇAO DE FERRAMENTA DE GESTAO PARA MONITORAMENTO DE FRAGILIDADES NO TRANSPORTE DE ORGAOS SOLIDOS
Introdução
O processo de doação de órgãos e tecidos é permeado por aspectos logísticos, que envolvem a localização de possíveis doadores e receptores, a organização da documentação, a capacitação de recursos humanos, a provisão de materiais, a retirada do órgão, como também o processo de acondicionamento, armazenagem e transporte, até o pós-operatório, acompanhando os pacientes transplantados. Mesmo sendo um exemplo, por ter organizado o maior sistema público de transplantes no mundo, o Brasil ainda enfrenta desafios a serem superados, entre eles o transporte de órgãos, incluindo problemas logísticos e operacionais. O presente trabalho visa a sugerir uma proposta de ferramenta de gestão para monitoramento de fragilidades no transporte de órgãos sólidos. O intuito é acompanhar as intercorrências ocorridas durante o transporte de órgãos sólidos, por meio de uma planilha, e padronizar a conduta a ser adotada nas intercorrências junto às companhias aéreas.
Material e Método
Este estudo será realizado no âmbito da Central Nacional de Transplantes, situada no Ministério da Saúde, iniciando no corrente ano e se propondo a ser permanente. Será empregado o método de análise e de resolução de problemas.
Resultados
Estima-se que o instrumento possibilitará verificar as intercorrências ocorridas, identificando as atitudes adotadas por seus responsáveis.
Discussão e Conclusões
Como conclusão é esperada a melhoria no processo de gestão do processo de doação e a diminuição das perdas dos órgãos
Palavras Chave
Gestão em transplantes; Transplantes de órgãos; Logística.
Área
ÉTICA, ENFERMAGEM, COORDENAÇÃO - Notificação
Instituições
Escola Superior de Ciências da Saúde - Distrito Federal - Brasil
Autores
AMANDA MAGALY FERREIRA, INGRID LUIZA NETO, ANDERSON CLEYTON GALANTE