Dados do Trabalho


Título

COMPARAÇAO ENTRE O DIAGNOSTICO PRE E POS-OPERATORIO DE PACIENTES SUBMETIDOS AO TRANSPLANTE PULMONAR POR DOENÇA PULMONAR INTERSTICIAL

Introdução

As doenças pulmonares intersticiais (DPI) correspondem à principal indicação atual de transplante pulmonar (TxP). A acurácia diagnóstica permite melhor seleção entre os pacientes candidatos às terapias disponíveis e aqueles que devem ser imediatamente referenciados aos centros transplantadores. Avaliamos neste trabalho a concordância entre o diagnóstico pré e pós o TxP.

Material e Método

Estudo retrospectivo, unicêntrico, utilizando o banco de dados por DPI no período de 2003 a 2023. Comparamos os diagnósticos dos pacientes listados com os anatomopatológicos dos explantes. Análise descritiva e testes não paramétricos foram usados. Foi realizada análise de sobrevida pela curva de Kaplan-Meier.

Resultados

Foram analisados 156 pacientes, 83 do sexo masculino (53%) e 97 foram submetidos ao TxP bilateral (62%). A média de idade foi de 48 ± 12,6 anos. Os diagnósticos pré e pós-operatórios mais frequentes foram Pneumonite intersticial não específica (34% e 23,1%). A concordância foi de 69%. A biópsia pré operatória foi realizada em 33% dos quais 68% foi cirúrgica e a concordância foi de 71%. A mediana de sobrevida foi de 457 dias (IC 95%). As curvas de Kaplan-Meier revelaram que a concordância entre os diagnósticos está associada a maior sobrevida (p<0,001). A realização da biópsia pré TxP não se correlacionou com este desfecho (p = 0,88).

Discussão e Conclusões

Em nossa casuística, semelhante com a literatura, houve correlação da concordância entre diagnóstico pré e pós TxP e a sobrevida na amostra de pacientes com DPI submetidos ao TxP. Sugere-se que este impacto tenha relação com o tratamento prévio ao TxP não otimizado e com o avançado estágio de doença dos pacientes listados, dificultando o diagnóstico.

Palavras Chave

ransplante pulmonar, doença intersticial pulmonar.

Área

CORAÇÃO/PULMÃO

Instituições

INCOR - São Paulo - Brasil

Autores

ANA CAROLINA DE AVILA, SAMUEL LUCAS DOS SANTOS, FLAVIO POLA DOS REIS, JOAO PEDRO CARNEIRO LEAO, LUIS GUSTAVO ABDALLA, LUCAS MATOS FERNANDES, SILVIA VIDAL CAMPOS, PRISCILA CILENE LEON BUENO DE CAMARGO, PAULO MANUEL PÊGO-FERNANDES