Dados do Trabalho


Título

VALIDAÇAO DE PRESCRIÇAO PELA FARMACEUTICA EM UNIDADE DE TRANSPLANTE: UMA ESTRATEGIA PARA SEGURANCA DO PACIENTE

Introdução

Pacientes transplantados, além da farmacoterapia imunossupressora normalmente realizam, concomitantemente, tratamento para doenças crônicas como hipertensão, diabetes e dislipidemia e utilizam medicamentos profilaticos como antibióticos e antifúngicos. A politerapia aumenta o risco de ocorrência de reações adversas e interações medicamentosas. A revisão da prescrição pela farmacêutica, bem como a realização de intervenções junto da equipe multiprofissional, reduz o surgimento de eventos adversos relacionados a medicamentos e diminui necessidade de novas internações.

Relato do Caso

Relatar experiência da atuação da farmacêutica no processo de validação de prescrição em uma instituição privada, filantrópica, referência nacional em transplante de órgãos sólidos.

Resultados

Com o processo de validação de prescrição, foram realizadas intervenções quanto ao aprazamento, ajustes de dose, inserção de profilaxia, suspensão de medicamentos. A partir da realização destas, foi garantida uma farmacoterapia adequada aos pacientes. As intervenções também possibilitaram evidenciar oportunidades de melhorias nas parametrizações dos cadastros dos medicamentos como: ajuste nas diluições, bloqueios de prescrição de sobredoses, criação de alertas de interações entre fármaco x fármaco e fármaco x nutriente. A implantação do fluxo de validação da prescrição, resultou também na aproximação da farmacêutica com a equipe multiprofissional e esta interação é fundamental para êxito da atividade.

Discussão e Conclusões

Através da implantação da validação de prescrição percebemos um apoio técnico mais ativo da farmacêutica com os membros da equipe multiprofissional. Este processo proporciona maior segurança aos pacientes transplantados e minimiza ocorrência de eventos adversos.

Palavras Chave

Validação de prescrição, Intervenções farmacêuticas, Segurança do Paciente,

Área

MULTIDISCIPLINAR - Farmácia

Instituições

Hospital Santa Isabel Rede Santa Catarina - Santa Catarina - Brasil

Autores

Claudia Hobus, Gabriela Fernandes Lixa