Dados do Trabalho
Título
DOADORES DE RIM VIVO: FATORES DE RISCO PARA PIOR FUNÇAO RENAL POS NEFRECTOMIA EM UMA COORTE AMAZONICA
Introdução
O seguimento dos doadores de rim vivo é um importante pilar do suporte assistencial da rede de transplantes nacional. Todavia, existem importantes lacunas na literatura científica acerca dos fatores vinculados a piores prognósticos pós doação. Este estudo teve como objetivo identificar fatores de risco para uma taxa de compensação da função renal < 70% um ano após a nefrectomia.
Material e Método
Estudo longitudinal retrospectivo que incluiu doadores cuja nefrectomia foi realizada no Hospital Regional do Baixo Amazonas entre janeiro de 2016 e abril de 2022 e que realizaram ao menos 12 meses de seguimento ambulatorial. A função renal foi obtida a partir da creatinina sérica utilizando a fórmula CKD-EPI 2021. Os dados foram analisados a partir de regressão logística e teste de correlação de Pearson, adotando como significante p<0.05.
Resultados
Foram incluídos 32 indivíduos – todos familiares ou cônjuges dos receptores – com idade média 40.9 (±8.8). 17 (53.2%) eram do sexo masculino e 29 (90.6%) pardos. A TGF pré-nefrectomia foi 104 mL/min/1.73m² (±12.3), passando para 69.8 mL/min/1.73m² (±16.8) após 1 ano. Na avaliação dos fatores de risco identificou-se somente a obesidade como estatisticamente significante (Odds Ratio 10.6 [1.7-65.2] p=0.01). Ademais, observou-se correlação entre os níveis de albuminúria, proteinúria e TFG pré transplante com a função renal mensurada 1 ano após a doação.
Discussão e Conclusões
A obesidade foi identificada como um fator de risco para pior função renal após a doação. TFG inicial, albuminúria e proteinúria também se mostraram correlatas à TFG em 1 ano. O presente estudo reforça a importância de uma seleção rigorosa e atento acompanhamento clínico dos pacientes doadores de rim vivo, além da necessidade de mais estudos para delimitar os fatores com influência na função renal após a nefrectomia.
Palavras Chave
Doadores Vivos; Rim; Nefrectomia; Testes de Função Renal
Área
RIM - Registros/Resultados do Centro
Instituições
Universidade do Estado do Pará - Pará - Brasil
Autores
EMANUEL PINHEIRO ESPOSITO, MARIA CLARA RIBEIRO BEZERRA ESPOSITO, LUAN MORAES FERREIRA, VANESSA KEMILLY GOMES LIMA, GISELA GOMES BATISTA, LEONEIDE ÉRICA MADURO BOILLET