Dados do Trabalho


Título

TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS TRANSFORMADORAS PARA RECEPTORES DE TRASNPLANTE DE FIGADO: REVISAO INTEGRATIVA DA LITERATURA

Introdução

Introdução: A educação em saúde desempenha papel crucial no transplante de fígado, capacitando pacientes para exames, tratamentos e autocuidado. Enfermeiros fornecem informações que promovem habilidades cognitivas, psicomotoras e atitudinais, garantindo continuidade do tratamento e participação ativa dos receptores.
Objetivo: Analisar evidências de tecnologias educativas para receptores de transplante de fígado.

Material e Método

Método: Revisão integrativa nas bases LILACS, PubMed, CINAHL, Embase, Scopus e Web of Science. Seleção ocorreu após avaliação de títulos, resumos e leitura completa. Dados coletados por formulário e análise descritiva.

Resultados

Resultados: De 731 registros, 14 foram sintetizados: 4 ensaios clínicos, 3 estudos metodológicos, 2 coortes, 2 observacionais, 2 qualitativos e 1 quase-experimental. EUA foram país de origem de 9 estudos, os demais: Austrália, Suíça, Alemanha, Tailândia e Reino Unido. Abordagens educativas e tecnológicas tiveram impacto positivo no cuidado a receptores de fígado, como aplicativos móveis, programas educacionais, mensagens de texto e plataformas online. Houve melhorias na adesão à medicação, conhecimento dos pacientes, coordenação do cuidado, redução de problemas relacionados a medicamentos e satisfação dos pacientes. Esses resultados reforçam a importância da educação contínua e do uso de tecnologias educativas para melhores resultados de saúde e qualidade de vida.

Discussão e Conclusões

Conclusão: Tecnologias educativas são relevantes no cuidado a receptores de transplante de fígado. É essencial incorporar abordagens educativas inovadoras e tecnológicas para aprimorar resultados de saúde e qualidade de vida. Futuras pesquisas devem explorar o potencial dessas tecnologias em contextos clínicos, visando melhoria no cuidado aos receptores de transplante de fígado.

Palavras Chave

Palavras-chave: Tecnologia Educacional; Educação em Saúde; Transplantados; Revisão; Enfermagem

Área

ÉTICA, ENFERMAGEM, COORDENAÇÃO - Pós-operatório

Instituições

ESCOLA DE ENFERMAGEM DE RIBEIRÃO PRETO DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO - São Paulo - Brasil

Autores

NATALY MIEKO NAKANO , ISABELLA BEDINELO FERREIRA, CRISTINA MARIA GALVÇAO, KARINA DAL SASSO MENDES