Dados do Trabalho
Título
ESTENOSES EM VIA AEREA POS TRANSPLANTE PULMONAR - AINDA UM MANEJO DESAFIADOR
Introdução
Complicações de via aérea pós transplante pulmonar levam a importante mortalidade e morbidade. A mais comum é a estenose brônquica. Apesar disso, não há consenso sobre a conduta.
Material e Método
Estudo retrospectivo com inclusão de pacientes em pós operatório de transplante pulmonar de 2020 a 2023 que evoluíram com estenose em via aérea.
Resultados
De 66 pacientes transplantados no período, 6 pacientes apresentaram estenose com necessidade de intervenções. O tratamento inicial foi com dilatação e, se necessário, estenotomias seriadas. Desses, três evoluíram com resposta satisfatória, sendo que um faleceu por complicação não relacionada. Três pacientes tiveram falha do tratamento inicial, sendo indicada a colocação de prótese em via aérea. Um paciente se adaptou bem a prótese e mantém sem complicações. Outro paciente, com estenose bilateral, apresentou migração de prótese à direita, com necessidade de retirada. Foi submetido após a prótese à esquerda, posterior retirada por colonização fúngica e, nova prótese a direita. Esses 2 casos apresentaram melhora ventilatória imediata após a prótese e seguem em acompanhamento. Um terceiro paciente obteve melhora inicial, mas foi a óbito sem causa relacionada a estenose um mês após.
Discussão e Conclusões
O manejo com dilatação e estenotomias é o tratamento de eleição, apresentando cerca de 50% de resposta. Em casos refratários, o uso de prótese deve ser avaliado criteriosamente por equipe multidisciplinar especializada. Ocorre a necessidade de várias intervenções (em especial pela necessidade de broncoscopias regulares devido ao acúmulo de secreção na prótese e monitorização de posicionamento) e eventual realocação das prótese. Mas resposta é satisfatória, dada a melhora da condição respiratória, e evita necessidade de intervenções maiores como re-anastomoses ou re-transplantes.
Palavras Chave
transplante pulmonar; estenose de via aérea; estenose brônquica; prótese de via aérea; dilatação de estenose
Área
CORAÇÃO/PULMÃO
Instituições
Hospital Israelita Albert Einstein - São Paulo - Brasil
Autores
EVELYN SUE NAKAHIRA, GUILHERME VIERA CARVALHO, OSWALDO GOMES JR, IUNIS SUZUKI, ADDY LIDVINA MEJIA PALOMINO, MARCELO GERVILLA GREGORIO, ALTAIR DA SILVA COSTA JR, PAULO ROGERIO SCORDAMAGLIO, FELIPE NOMINANDO DINIZ OLIVEIRA, MARCIA JACOMELLI, JOSE EDUARDO AFONSO JR, MARCOS NAOYUKI SAMANO