Dados do Trabalho


Título

DESEMPENHO NEUROPSICOLOGICO, ASSOCIAÇAO COM VARIAVEIS CLINICAS E REPERCUSSAO NO DESEMPENHO FUNCIONAL DO PACIENTE TRANSPLANTADO RENAL.

Introdução

A deterioração neuropsicológica em receptores de transplante renal (RTR) tem sido pouco estudada. Existem divergências na literatura quanto à sua prevalência no transplantado renal e quanto à sua associação com fatores clínico-sociais e com a limitação funcional.

Material e Método

Pesquisa com delineamento transversal, caso-controle, composta por 88 receptores de transplante e 81 controles, de 18 a 55 anos. Em entrevista pessoal e individual avaliou-se a Atenção, Memória e Funções Executivas com o instrumento NEUROPSI e o desempenho funcional com a Escala de Funcionalidade baseada na Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde (CIF-OMS). A homogeneidade sociodemográfica de ambos os grupos permitiu sua comparação estatística.

Resultados

O Grupo RTR apresentou: pior desempenho neurocopsicológico que o Grupo Controle (p<0,001); prevalência de déficit neurocopsicológico e 22,4%; risco (odds ratio) 5 vezes maior de déficit neurocopsicológico comparado ao grupo controle , destacando-se o risco (OR) 9 maior dos RTR com 18 a 35 anos. As variáveis clínicas de interesse não se associaram ao desempenho neuropsicológico (p>0,005). O desempenho neuropsicológico foi negativamente correlacionado com 8 dimensões da funcionalidade.

Discussão e Conclusões

O Grupo KTR apresentou pior desempenho neuropsicológico e maior risco de déficit neuropsicológico. Há independência entre as variáveis clínicas e o déficit neuropsicológico. O pior desempenho neuropsicológico se correlaciona com maiores limitações funcionais. Esses achados têm implicações para o desenvolvimento de protocolos práticos de intervenção multiprofissional que utilizem uma abordagem biopsicossocial voltada para a reinserção social, educacional e laboral do RTR.

Palavras Chave

Transplante renal. Neuropsicologia. Desempenho neuropsicológico. Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde (CIF).

Área

MULTIDISCIPLINAR – Psicologia

Instituições

Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto _USP - São Paulo - Brasil, Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto _ USP - São Paulo - Brasil, Facultad de Ciencias de la Discapacidad. Universidad Central del Ecuador – UCE - - Ecuador, Facultad de Ciencias, Carrera de Matemática. Universidad Central del Ecuador – UCE - - Ecuador

Autores

MILA MORENO PRAMATAROVA, LUIS CORNELIO CASTILLO CABAY, MARIA PAULA FOSS, ELEN ALMEIDA ROMÃO