Dados do Trabalho


Título

LESAO RENAL AGUDA E COVID-19 EM ADULTOS JOVENS NA TERAPIA INTENSIVA

Introdução

A incidência de lesão renal aguda (LRA) associada à Covid-19, em adultos jovens, ainda é pouco explorada. Porém, esta população apresentou taxas significativas de internação nas Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) do Brasil. Desta forma, o objetivo deste estudo foi avaliar a prevalência de LRA em adultos jovens com diagnóstico de Covid-19 admitidos nas UTIs.

Material e Método

Estudo retrospectivo, analítico e quantitativo. A amostra foi comporta por indivíduos entre 20-40 anos de idade, com diagnóstico primário de infecção por SARS-CoV-2 na admissão, entre março e dezembro de 2020 em cinco UTIs de um hospital universitário público localizado na cidade de São Paulo. Os dados foram obtidos através do prontuário eletrônico. A LRA foi classificada seguindo os critérios da Kidney Disease Improving Global Outcomes (KDIGO).

Resultados

A população constitui-se de 58 indivíduos. A hipertensão arterial sistêmica (HAS) esteve presente em 39,6%, a obesidade em 18,9% e o diabetes mellitus (DM) em 8,6% da amostra. A LRA foi identificada em 55,1%, sendo o estágio 3 predominante (43,1% deles). Os fatores de risco, como transplante renal e doença renal crônica (DRC) e obesidade, aumentaram em 12,3 e 9,0 vezes, respectivamente, a chance de desenvolver LRA. A taxa de mortalidade foi de aproximadamente 40% nesta população.

Discussão e Conclusões

A LRA é a segunda disfunção orgânica mais presente em pacientes com Covid-19, porém sua associação com a infecção pelo vírus ainda não é bem estabelecida. O aumento da prevalência da LRA, em adultos jovens infectados pelo vírus, é multifatorial e parece estar relacionado com condições prévias, como hipertensão, obesidade, transplante renal e DRC. Houve alta prevalência de LRA nesta população e condições crônicas foram consideradas importantes preditores para pior desfecho clínico nas UTIs.

Palavras Chave

Injúria renal aguda; Covid-19; Unidades de terapia intensiva; Adulto jovem

Área

INFECÇÃO - SARSCoV2.

Instituições

Universidade Federal de São Paulo - São Paulo - Brasil

Autores

JOSÉ EDILSON OLIVEIRA, TALITA ANDRADE DOS SANTOS, STELLA SOUZA DE QUEIROZ, PRISCILLA GAMA SILVA, CARLA ROBERTA MONTEIRA MIURA, CASSIANE DEZOTI DA FONSECA